Geral

Agentes penitenciários anunciam paralisação nesta sexta-feira

Objetivo do movimento é abrir diálogo sobre regulamentação da carreira

A partir das 8h desta sexta-feira (14), policias penais federais, os antigos agentes penitenciários, realizam uma paralisação de 24 horas nos cinco presídios federais de segurança máxima. 

Agentes penitenciários anunciam paralisação nesta sexta-feira
© Divulgação/Depen

Segundo Varlei Ferreira, representante sindical e diretor da Associação dos Policiais Penais do Brasil, o objetivo da paralisação é abrir diálogo sobre a regulamentação da carreira, esperada desde 2019, e que a associação ressalta que foi prometida para os primeiros 100 dias de governo.  "Carreira autônoma, como são as outras carreiras, previsão de direção geral na policia, no órgão, tem que ter, é determinação da constituição. Independência funcional, atribuições bem especificadas dessa nova instituição, a Policia Penal Federal, desenvolvimento da carreira. Tudo isso decorre da Constituição Federal."

Os policias penais também pedem equiparação de vencimento com as carreiras de outros policiais federais, e cobram diálogo da Secretaria Nacional de Políticas Penais com a categoria, como destaca Varlei. Segundo ele, na falta de comunicação, só resta a opção de fazer manifestações e paralisações pontuais.

A associação afirma que durante a paralisação será mantida a segurança dos presos e serão garantidos os serviços essenciais nas unidades. Mas as visitas de familiares e advogados estarão suspensas.  

Cerca de 1,6 mil policiais penais atuam na segurança dos presos mais perigosos do país nos presídios federais em Brasília, Rio Grande do Norte, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rondônia.  

A reportagem não teve retorno sobre a posição do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Políticas Penais. 

Ouça na Radioagência Nacional:


Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Aline Leal - 13/04/2023 21:10:19. Última edição: 13/04/2023 21:10:19

Tags: Policiais Penais Segurança Pública Multimídia

Leia também:

Escolas do DF passam a ter plano para aumentar segurança dos alunos

Escolas do DF passam a ter plano para aumentar segurança dos alunos

Governo diz que todos os diretores de instituições públicas e privadas, que abrangem creches e universidades, serão orientados sobre como agir em caso de ameaça de risco aos estudantes.

São Paulo cria comitê para propagar cultura de paz nas escolas

São Paulo cria comitê para propagar cultura de paz nas escolas

Secretário municipal de Educação diz que órgão irá trabalhar medidas preventivas, com enfoque na saúde mental, e desenvolver medidas de combate a ações agressivas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi