Geral

AGU pede responsabilização de mais 45 pessoas por atos de 08/01

Mais 45 pessoas podem ser responsabilizadas pela depredação de prédios públicos durante o 8 de janeiro. A Advocacia-Geral da União já entrou com ação. E quer a condenação e o bloqueio de bens desses investigados, presos em flagrante dentro do Palácio do Planalto no dia dos atos golpistas.

Mais 45 pessoas podem ser responsabilizadas pela depredação de prédios públicos durante o 8 de janeiro. A Advocacia-Geral da União já entrou com ação. E quer a condenação e o bloqueio de bens desses investigados, presos em flagrante dentro do Palácio do Planalto no dia dos atos golpistas.

Até o momento, já são seis processos cobrando o ressarcimento dos danos. Os pedidos de indenização somam R$ 26 milhões e envolvem 223 pessoas, três empresas uma associação e um sindicato.

Na próxima terça-feira, o Supremo Tribunal Federal vai começar a julgar, em plenário virtual, as denúncias contra os 100 primeiros investigados nos atos. Ontem, a Procuradoria-Geral da República pediu ao STF acesso integral aos documentos.

O subprocurador da República Carlos Frederico Santos afirmou que a medida é necessária para continuar a investigação da conduta de agentes públicos e financiadores dos atos. Ele quer ter acesso ao protocolo de segurança que foi assinado pelos órgãos do Distrito Federal dois dias antes dos atos, aos pedidos de afastamentos de policiais e também aos relatórios de inteligência produzidos pela Polícia Militar.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki - 15/04/2023 13:25:02. Última edição: 15/04/2023 13:25:02

Tags: AGU Golpistas

Leia também:

Chega a 70 número de municípios no MA em emergência por causa da chuva

Chega a 70 número de municípios no MA em emergência por causa da chuva

Até o momento, 40.678 famílias foram afetadas no estado, 8.434 estão desabrigadas e desalojadas e seis mortes foram confirmadas. A cidade de Buriticupu, cercada por erosões, decretou calamidade pública.

Estação do metrô recebe nome de professora morta em ataque

Estação do metrô recebe nome de professora morta em ataque

Escola Estadual Thomazia Montoro, onde a docente foi morta, fica a pouco mais de 200 metros da estação Vila Sônia da Linha 4 – Amarela.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi