Ministra Marina Silva testa positivo para covid-19
Por orientação médica, ela passa por exames no Instituto do Coração, em São Paulo, neste sábado.
Dados de satélite comparam abril deste ano com abril de 2022
Levantamento divulgado pela Polícia Federal, nesta sexta-feira (5), aponta uma redução de 96,6% nos alertas de garimpo ilegal originados de imagens de satélite que acompanham as atividades de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, na comparação com o mês de abril deste ano com abril de 2022. No ano passado, foram registrados 444 alertas em abril e, neste ano, apenas 18 no mesmo período.
© Ibama/Divulgação
Ao longo desta semana, a PF informou que houve a destruição de acampamentos, combustíveis e maquinário encontrados na terra indígena, em locais que ainda têm garimpos em atividade, além de ter realizado diligências relacionadas aos conflitos entre indígenas e invasores, noticiados nos últimos dias.
No sábado (29), um atentado de garimpeiros contra indígenas resultou na morte de um agente de saúde yanomami e deixou outros dois feridos.
No dia seguinte, um confronto entre forças de segurança e garimpeiros ocasionou a morte de quatro invasores. As ações envolvem, além da PF, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional de Segurança e servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
No início da semana, o Ibama informou que, desde a deflagração da Operação Libertação, para a retirada de garimpeiros da terra indígena, foram destruídos 327 acampamentos de garimpeiros, 18 aviões, dois helicópteros, centenas de motores e dezenas de balsas, barcos e tratores. Também foram apreendidas 36 toneladas de cassiterita, 26 mil litros de combustível, além de equipamentos usados por criminosos.
*A matéria foi alterada às 11h23 do dia 6 de maio para correção de informação. Houve diminuição do número de alertas de garimpo, e não de queimadas. O título também foi corrigido.
Por Pedro Rafael Vilela* - Repórter da Agência Brasil - Brasília Atualizado em 06/05/2023 - 11:23 / Edição: Fernando Fraga - 06/05/2023 11:30:12. Última edição: 06/05/2023 11:30:12
Tags: Terra Indígena Yanomami Indígenas Polícia Federal Queimadas Garimpo Ilegal Garimpeiro Ibama
Por orientação médica, ela passa por exames no Instituto do Coração, em São Paulo, neste sábado.
São 120 imagens da rainha do rock nos palcos e em sua vida privada, produzidas pelos fotógrafos Bob Gruen, Ebet Roberts, Ian Dickson e Lynn Goldsmith.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.