Geral

Amazônia Legal: 167 quilômetros quadrados foram desmatados em janeiro

Em 2022, no mesmo mês, área atingida foi de 430 quilômetros quadrados

A área agregada de desmatamento na Amazônia Legal, em janeiro, foi de 167 quilômetros quadrados, uma redução de 61% em relação ao registrado no mesmo mês do ano passado, quando chegou a 430 quilômetros quadrados. Os dados foram divulgados hoje (10) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com base nos alertas feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).

Amazônia Legal: 167 quilômetros quadrados foram desmatados em janeiro
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Com uma área de 5 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a 59% do território brasileiro, A Amazônia Legal é formada pelos estados do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, de Roraima, de Tocantins e parte do Maranhão.

O Deter é um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, feito pelo INPE.

Segundo o instituto, "o sistema dá suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e demais órgãos ligados a esta temática".

O Deter captura apenas parte das alterações ocorridas, devido à menor resolução das imagens/sensores utilizadas e também as restrições de cobertura de nuvens. Por isso, os dados podem ser revisados.

A base de referência para a medição do desmatamento no país são realizadas pelo Prodes (Projeto e Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite), cuja base de dados é considerada mais confiável, com um nível de precisão próximo a 95%.

Atualmente, três sistemas monitoram a Amazônia Legal, cada um com uma função diferente. Além do Prodes e do Deter, o INPE também utiliza também o Sistema de Detecção de Exploração Seletiva (Detex).

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - undefined / Edição: Maria Claudia - 10/02/2023 12:45:30. Última edição: 10/02/2023 12:45:30

Tags: Dematamento Amazônia Legal Deter

Leia também:

Venezuelanos em condição análoga à escravidão são resgatados em SC

Um grupo de venezuelanos foi resgatado em condição análoga a escravidão em Rio do Sul, Santa Catarina. A cidade fica na região do Vale do Itajaí, cerca de 200km de Florianópolis.

PF prende homem acusado de mandar matar promotor paraguaio

O homem era considerado foragido internacional e procurado pela Justiça Paraguaia e pela Interpol por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, além de outros crimes. O homem permanece preso na Superintendência da PF no Rio até ser transferido para o Sistema Penitenciário, aguardando o julgamento do processo de extradição.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi