Geral

Amazônia Legal foi palco da maior parte dos conflitos no campo em 2022

No ano passado, a região contabilizou 1.107 situações desse tipo

A Amazônia Legal foi palco da maior parte dos conflitos no campo em 2022. No período, a região contabilizou 1.107 situações desse tipo, número maior do que a metade do verificado no resto país. E dos 47 assassinatos registrados em situação de conflito no campo, 34 foram na Amazônia Legal. Os dados foram apresentados, nesta segunda-feira (17), pela Comissão Pastoral da Terra.

Sobre a motivação dos conflitos, a maior é a disputa por causa de terras: mais de 900 casos foram por essa razão. De acordo com o estudo, a Amazônia Legal tem sido marcada pelo aumento dessas ocorrências nos últimos dez anos, com agravamento da situação a partir de 2016.

O coordenador da Comissão Pastoral da Terra, Carlos Lima, disse que a falta de combate e até incentivo à mineração estimulam as invasões.

Os povos indígenas são os mais atingidos em conflitos por terra no Brasil desde 2019. Somente no último ano, eles estão envolvidos em 28% das ocorrências.

Para Beto Marubo, membro da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, o governo federal tem que reforçar o sistema de proteção dos povos indígenas, a começar pela Funai.

Segundo o estudo da Pastoral da Terra, das 660 invasões de terras indígenas na última década, 400 ocorreram entre 2019 e 2022.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro / Pedro Lacerda - 17/04/2023 16:05:04. Última edição: 17/04/2023 16:05:04

Tags: Amazônia Legal Conflitos Agrários Comissão Pastoral Da Terra

Leia também:

MST em Pernambuco ocupa 8 latifúndios no último fim de semana

Grande parte das terras ocupadas é de propriedade do governo do estado de Pernambuco ou arrendada pelo governo ou mesmo desapropriada pelo governo do estado em função de dívidas tributárias.

Brasil promulga Convenção sobre o Crime Cibernético

Brasil promulga Convenção sobre o Crime Cibernético

Dispositivo visa promover cooperação internacional na troca de informações sobre crimes que necessitam da obtenção de provas eletrônicas/digitais armazenadas em outros países.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi