Geral

Anatel amplia uso de bloqueadores de celular, internet e drones

Equipamentos poderão ser ativados em aeroportos e áreas de segurança

Usados até agora apenas em penitenciárias, os bloqueadores de sinais de celular, de internet, de drones e de receptores de GPS poderão ser ativados em mais locais. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (2) uma resolução que amplia as possibilidades de uso dos equipamentos.

Segundo a nova norma, os bloqueadores também poderão ser instalados em portos e aeroportos, áreas de segurança pública, áreas militares e locais de interesse temporário de órgãos de segurança plúbica, de defesa nacional e de delegações estrangeiras.

A Anatel também ampliou o número de órgãos que podem pedir a instalação de bloqueadores. Até agora, somente o Ministério da Justiça poderia fazer os pedidos. Pelas novas regras, também poderão requerer a instalação de bloqueadores os seguintes órgãos: Presidência da República; Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Ministérios da Defesa, da Justiça e das Relações Exteriores; Forças Armadas; Agência Brasileira de Inteligência; e órgãos de segurança pública e de administração penitenciária.

Cada órgão precisa fazer o pedido com pelo menos 15 dias de antecedência. As exceções são a Presidência da República, o GSI, o Ministério da Defesa e as Forças Armadas, que poderão requerer a instalação urgente dos bloqueadores.

As novas regras dependem de publicação no Diário Oficial da União para entrarem em vigor. Elas substituirão a resolução atual, editada em 2002.

A Anatel manteve a proibição de que pessoas físicas e empresas (mesmo públicas ou de economia mista) usem bloqueadores. A instalação não autorizada desses equipamentos configura crime de atividade clandestina de telecomunicações, com pena de dois a quatro anos de prisão.

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fábio Massalli - 02/02/2023 21:45:12. Última edição: 02/02/2023 21:45:12

Tags: Bloqueadores De Sinais De Celular Drones Receptores De GPS Anatel

Leia também:

Carnaval de rua de São Paulo terá mais de 500 desfiles

Carnaval de rua de São Paulo terá mais de 500 desfiles

A maior parte dos blocos vai sair na zona oeste, onde estão previstos 145 desfiles, e no centro, com 121. A festa englobará o período de 11 a 21 de fevereiro. O público estimado é de 15 milhões de foliões.

Tribunal determina regime aberto para soldado da PM que agrediu mulher

Policial foi condenado a um ano, oito meses e 12 dias de reclusão na última terça-feira e hoje o Tribunal de Justiça Militar determinou o regime de cumprimento da pena.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi