PF instaura inquérito para investigar causas do apagão
Apuração é para descobrir se houve sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública.
Essa redução se deu pelo aumento das medidas regulatórias
A Anatel informou nesta terça-feira que reduziu em mais de 40% o número daquelas ligações curtas que as pessoas recebem, feitas por robôs.
De acordo coma a agência, isso seria fruto de medidas regulatórias que vêm sendo adotadas desde 2019.
Pra se ter uma ideia do volume dessas ligações, entre junho de 2022 e julho deste ano, mais de 88 bilhões de chamadas telefônicas curtas deixaram de ser realizadas no Brasil.
Cristiana Camarate, Superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, explica como se dão essas chamadas inoportunas, muitas vezes disparadas automaticamente por robôs.
Moradora de Brasília, a aposentada Cláudia Machado relata a frequência e o incômodo de receber ligações de telemarketing identificadas pelo código 0303.
A superintendente da Anatel explica que, desde o ano passado, as 26 prestadoras de telecomunicações estão proibidas de realizar mais do que 100 mil chamadas de 3 segundos por dia, sob o risco de serem bloqueadas. Cristiana Camarate, da Anatel, destaca as punições em caso de reincidência da conduta.
A partir do ano que vem, a Anatel vai iniciar a identificação e autenticação de chamadas recebidas pelo celular. A novidade vai permitir que o cidadão identifique a empresa que está ligando e o assunto da chamada, como explica Cristiana Camarate.
Desde o ano passado, o consumidor pode acessar o portal “Qual empresa me ligou”, consulta disponível para linhas vinculadas a CNPJs. Para registrar reclamações junto a Anatel, estão disponíveis os seguintes canais: pelo telefone 1331, pelo aplicativo Anatel Consumidor ou site da Agência.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 22/08/2023 19:05:07. Última edição: 22/08/2023 19:05:07
Tags: Anatel Ligações Curtas
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