Geral

ANM aumenta fiscais de barragens de mineração

Medida cumpre, com mais de um ano de atraso, acordo selado com a União

A Agência Nacional de Mineração (ANM) aumentou o número de servidores envolvidos na fiscalização de barragens de mineração no país. Segundo nota divulgada hoje (7) pelo Ministério Público Federal (MPF), a medida cumpre, com mais de um ano de atraso, acordo selado com a União.

ANM aumenta fiscais de barragens de mineração
© Divulgação/Vale

As negociações se deram dentro de uma ação civil pública movida em abril de 2019, pouco mais de dois meses após o rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG). Trata-se de uma das maiores tragédias ambientais e trabalhistas do país, que culminou na morte de 270 pessoas e causou impactos em diversos municípios da bacia do Rio Paraopeba.

O acordo resultou na nomeação de 40 especialistas em mineração, sendo 17 para Minas Gerais, estado que possui o maior número de barragens. As portarias foram publicadas na última sexta-feira (3). Segundo o cronograma que foi acordado em outubro em 2019, os servidores deveriam ter sido nomeados em 2021.

Na ação, o MPF pedia que a Justiça obrigasse a União a inspecionar, por meio da ANM, todas as barragens do país consideradas inseguras ou com segurança inconclusiva. No entanto, foi constatado que o déficit de pessoal e o sucateamento estrutural imposto à agência impactava seu funcionamento e sua capacidade de fiscalização.

Na Gerência Regional de Minas Gerais, havia apenas quatro servidores na Divisão de Segurança de Barragens, sendo que apenas dois tinham especialização em engenharia de barragens. Diante dessa situação, foi assinado o acordo com a União que previa, além do reforço de pessoal, a destinação R$ 42,7 milhões para a fiscalização.

Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Fábio Massalli - 07/02/2023 22:50:13. Última edição: 07/02/2023 22:50:13

Tags: ANM Fiscalização De Barragens Barragens De Mineração Mineração

Leia também:

Temporal deixa a cidade do Rio de Janeiro em estágio de alerta

Esse é o quarto nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade. Pontos de alagamentos em vários bairros provocaram interdições e mais de 90 bolsões de água foram registrados.

Mineradoras registram queda em 2022 e pedem rigor com garimpo ilegal

Mineradoras registram queda em 2022 e pedem rigor com garimpo ilegal

Apesar do resultado negativo, setor aponta que houve ampliação dos postos de trabalho, com a criação de 5,7 mil vagas, e projeta aumento dos investimentos até 2027.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi