Geral

Antes proibidos, médicos poderão divulgar trabalhos nas redes sociais

O Conselho Federal de Medicina atualizou nesta terça-feira (12) a norma para a publicidade médica. Os profissionais terão 180 dias para se adequar às regras, que começam a valer a partir de março de 2024.

Antes proibidos, médicos agora vão poder publicar os trabalhos nas redes sociais, divulgar preços e descontos em consultas e procedimentos e ainda postar imagens de clientes. É que o Conselho Federal de Medicina atualizou nesta terça-feira (12) a norma para a publicidade médica.

Antes proibidos, médicos poderão divulgar trabalhos nas redes sociais

Agora os profissionais estão autorizados a postar as conhecidas “selfies”, além de imagens de antes e depois de pacientes. Neste caso, de forma educativa com indicações terapêuticas e fatores que possam influenciar negativamente o resultado.

A imagem não pode ser editada e deve garantir o anonimato do paciente, mesmo que ele tenha autorizado o uso. Além disso, estão proibidos de divulgar o nome comercial de produtos, como detalhou o vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes Silveira.

O médico poderá ainda postar e repostar, em suas redes sociais, elogios e depoimentos, inclusive de celebridades. A segunda vice-presidente do CFM, Rosylane Nascimento, explicou que o Conselho recebe denúncias de publicidade inadequada postadas em perfis fechados e até em perfis públicos. A partir daí, são tomadas providências para que as informações sejam corrigidas ou retiradas em respeito à credibilidade médica.

O CFM autoriza a captura de imagens por terceiros apenas para os partos, outros procedimentos médicos continuam proibidos.

Os profissionais terão 180 dias para se adequar às regras, que começam a valer a partir de março de 2024.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 12/09/2023 16:15:04. Última edição: 12/09/2023 16:15:04

Tags: Regras CFM Publicidade Redes Sociais

Leia também:

Rio Grande do Sul volta a ter risco de tempestade

Rio Grande do Sul volta a ter risco de tempestade

Estado vem sendo afetado desde o dia 4 pela passagem de um ciclone, associado à chegada de uma frente fria, que causou enchentes e estragos 98 municípios.

Motoboys pressionam por melhor acordo com empresas de aplicativo 

Motoboys pressionam por melhor acordo com empresas de aplicativo 

Na tarde de hoje ocorrem as últimas reuniões do grupo que debate a regulamentação das atividades de prestação de serviços por meio de plataformas digitais.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi