Rio Grande do Sul volta a ter risco de tempestade
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O Conselho Federal de Medicina atualizou nesta terça-feira (12) a norma para a publicidade médica. Os profissionais terão 180 dias para se adequar às regras, que começam a valer a partir de março de 2024.
Antes proibidos, médicos agora vão poder publicar os trabalhos nas redes sociais, divulgar preços e descontos em consultas e procedimentos e ainda postar imagens de clientes. É que o Conselho Federal de Medicina atualizou nesta terça-feira (12) a norma para a publicidade médica.
Agora os profissionais estão autorizados a postar as conhecidas “selfies”, além de imagens de antes e depois de pacientes. Neste caso, de forma educativa com indicações terapêuticas e fatores que possam influenciar negativamente o resultado.
A imagem não pode ser editada e deve garantir o anonimato do paciente, mesmo que ele tenha autorizado o uso. Além disso, estão proibidos de divulgar o nome comercial de produtos, como detalhou o vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes Silveira.
O médico poderá ainda postar e repostar, em suas redes sociais, elogios e depoimentos, inclusive de celebridades. A segunda vice-presidente do CFM, Rosylane Nascimento, explicou que o Conselho recebe denúncias de publicidade inadequada postadas em perfis fechados e até em perfis públicos. A partir daí, são tomadas providências para que as informações sejam corrigidas ou retiradas em respeito à credibilidade médica.
O CFM autoriza a captura de imagens por terceiros apenas para os partos, outros procedimentos médicos continuam proibidos.
Os profissionais terão 180 dias para se adequar às regras, que começam a valer a partir de março de 2024.
Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 12/09/2023 16:15:04. Última edição: 12/09/2023 16:15:04
Tags: Regras CFM Publicidade Redes Sociais
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