A paralisação de 24 horas dos metroviários de São Paulo terminou e os trens e o metrô voltaram a circular à 0h desta quarta-feira. Mas, houve problemas em algumas rotas.
A paralisação de 24 horas dos metroviários de São Paulo terminou e os trens e o metrô voltaram a circular à 0h desta quarta-feira. Mas, houve problemas em algumas rotas.
Foi o caso da Linha 9-Esmeralda, que interliga Cidade Jardim, na zona sul, com Osasco, na região metropolitana. Nessa terça (3), trens dessa linha, uma das quatro privatizadas, tiveram falhas elétricas que afetaram a circulação.
E algumas composições pararam na altura do bairro Pinheiros. Imagens gravadas por usuários mostram tensão e passageiros tentando abrir portas e janelas para sair dos vagões que ficaram sem energia.
Em nota, a concessionaria ViaMobilidade, que administra a Linha 9, informou que o motivo das falhas foi vandalismo e que registrou boletim de ocorrência para apurar o que aconteceu.
Também em nota, a empresa relatou que, nesta quarta, técnicos trabalhavam na manutenção no sistema elétrico e que por isso o itinerário da Linha 9 foi alterado. A concessionária informou ainda que colocou em circulação ônibus da operação Paese, que costumam ser acionados para apoio em situações de emergência, para impactar menos os passageiros.
Segundo o sindicato dos metroviários, a paralisação dessa terça foi para alertar contra a proposta do governador Tarcísio de Freitas de privatizar todo o sistema de metrô e de trens em São Paulo. E apontou que houve falhas nas linhas já privatizadas.
Em assembleia na noite dessa terça, quase 80% dos metroviários votaram pelo retorno ao trabalho.
Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 04/10/2023 16:30:05. Última edição: 04/10/2023 16:30:05