Geral

Argentinos voltam às urnas neste domingo para escolher presidente

No primeiro turno, o candidato governista Sergio Massa, que representa o Peronismo, ficou na frente com 36% dos votos. O outro concorrente é Javier Milei, da coalizão de extrema-direita, que alcançou 30% dos votos no primeiro turno.

Neste domingo, os argentinos voltam as urnas para escolher seu novo presidente da República no segundo turno mais disputado desde a redemocratização do país. 35 milhões de eleitores estão aptos para votação.

Argentinos voltam às urnas neste domingo para escolher presidente

No primeiro turno, o candidato governista Sergio Massa, que representa o Peronismo, surpreendeu e ficou na frente com 36% dos votos.

O outro concorrente é Javier Milei, da coalizão de extrema-direita, que alcançou 30% dos votos no primeiro turno. A direitista Patritica Bulllrich, somou 23%, e de imediato declarou apoio à Milei.

Roberto Goulart Menezes, coordenador do Núcleo de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Brasília, analisa que os indecisos devem decidir as eleições.

Sergio Massa é o atual ministro da economia, enfrenta a forte crise econômica do país, com a inflação ultrapassando 130% nos últimos 12 meses. Com 51 anos, ele disputa as eleições pela segunda vez. Em 2015, acabou em terceiro lugar.

Já Javier Milei, que se considera um anarcocapitalista, prometeu em campanha se afastar do Brasil, sair do Mercosul, fechar o banco central do seu país e dolarizar totalmente a economia argentina.

A política externa virou um dos principais debates das eleições. Roberto Goulart Menezes aponta que Milei pode dar um giro nas relações exteriores do país, se afastando até do ingresso aos Brics.Nesta semana, ao comentar as eleições argentinas, o presidente Lula disse que o povo argentino é soberano, mas ressaltou que é preciso que o país vizinho tenha um presidente que goste de democracia, que respeite as instituições, que goste do Mercosul e que goste da América do Sul.

 

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 19/11/2023 07:30:05. Última edição: 19/11/2023 07:30:05

Tags: Argetina Eleições Presidente

Leia também:

Taylor Swift adia show deste sábado por temperatura extrema no Rio

Adiamento ocorre após morte de fã que passou mal na noite anterior. Cantora afirmou que "segurança e o bem-estar dos fãs, artistas e da equipe de apoio sempre estarão em primeiro lugar".

Governo determina que fãs tenham água em show de Taylor Swift

O texto cria regras para proteger a saúde dos consumidores, principalmente aqueles expostos ao calor, em períodos de altas temperaturas. É o que ocorre em grande parte do país, com a intensa onda de calor.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi