Geral

Ataques de 8/1: STF manda abrir mais 3 inquéritos

Os novos inquéritos visam apurar a conduta dos financiadores dos atos antidemocráticos, investigar a responsabilidade de autores intelectuais e de pessoas que instigaram os atos, além de chegar aos executores dos crimes que não foram presos em flagrante

A pedido da Procuradoria-Geral da República, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou, nesta segunda-feira, a abertura de mais três inquéritos para ampliar as investigações sobre os atos criminosos de 8 de janeiro contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Agora são sete processos relacionados ao caso.

Ataques de 8/1: STF manda abrir mais 3 inquéritos
© Valter Campanato/ Agência Brasil

Os novos inquéritos visam apurar a conduta dos financiadores dos atos antidemocráticos, investigar a responsabilidade de autores intelectuais e de pessoas que instigaram os atos, além de chegar aos executores dos crimes que não foram presos em flagrante. 

Segundo comunicado do STF, Moraes considerou a justificativa do pedido formulado pela Procuradoria, que alegou necessidade de otimização de recursos, já que a responsabilização penal por autoria intelectual e por instigação diferem, em parte, dos requisitos que se aplicam aos executores materiais, aos financiadores e por participação por auxílio material.

Além de investigar os crimes de terrorismo, essas novas investigações têm o objetivo de apurar outros seis crimes previstos no Código Penal: associação criminosa; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; ameaça; perseguição e incitação ao crime.   
 

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho, da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) - 23/01/2023 22:25:13. Última edição: 23/01/2023 22:25:13

Tags: Ataques Terrorismo

Leia também:

Morre idosa yanomami, com desnutrição grave, que teve foto divulgada

Associação Yanomami confirmou a morte e trouxe outro alerta: para que as fotos da idosa parem de ser publicadas

Anestesista colombiano é indiciado por estupro de vulnerável no Rio

Anestesista colombiano é indiciado por estupro de vulnerável no Rio

A Polícia Civil concluiu o inquérito relacionado ao médico Andres Eduardo Oñate Carrillo, de 32 anos, preso na semana passada. Foi solicitada à Justiça a conversão da prisão temporária em preventiva.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi