Geral

Atos em SP criticam tentativa de privatização do saneamento no estado

Nesta terça-feira (14), centenas de manifestantes se reuniram na frente da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, também para pedir a reestatização da Eletrobrás.

Nesta terça-feira (14), centenas de manifestantes se reuniram na frente da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, para protestar contra a privatização da Sabesp e também pela reestatização da Eletrobrás.

Eduardo Vasconcelos, presidente da Fenatran, a Federação Nacional dos Trabalhadores de Energia, Água e Meio Ambiente, falou que o processo de privatização da Eletrobrás foi cheio de irregularidades e que, se mantido, irá encarecer a energia elétrica ao consumidor e, por isso, cabe ao governo comprar de volta as ações da empresa e reestatizá-la.

Ainda na capital paulista, houve mobilização contra a intenção do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas de privatizar a empresa de saneamento do estado, a Sabesp. A empresa atualmente é de economia mista, com mais de 50% das ações pertencentes ao governo do estado. Uma eventual privatização irá diminuir a participação do estado na empresa para que ela fique sob controle de alguma empresa privada.
 
Para José Antonio Faggian, presidente do Sintaema, Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Água, Esgoto e Meio Ambiente, a eventual privatização da Sabesp encareceria os serviços de fornecimento de água para a população em geral com o fim das tarifas sociais, além de trazer riscos à qualidade da água.

No ato, os sindicatos levaram uma caixa d’água e afixaram cartazes, comparando o preço de encher 500 litros de água na tarifa social da Sabesp, que custa 51 centavos, com a mesma quantidade de água engarrafada vendida por diversas empresas, os preços nesse caso, variavam de 800 a 1200 reais.

Procurado, o governo do estado de São Paulo não respondeu até o fechamento da matéria.

Além do ato na manhã desta terça-feira (14) em São Paulo, outras manifestações ocorrem em diversos estados do país. No Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Piauí, há entrega de uma carta aberta contra as privatizações e, no Recife, um ato está marcado para às 5 e meia da tarde na estação Recife de metro.

 

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi - 14/02/2023 17:10:09. Última edição: 14/02/2023 17:10:09

Tags: Sabesp Privatização Eletrobras Reestatização

Leia também:

Número de armas particulares dobra e chega a quase 3 milhões no Brasil

Institutos responsáveis pelo estudo apontam que o crescimento tem relação com medidas adotadas na gestão Bolsonaro, que facilitaram o acesso a armamentos mais potentes e a munição.

SP tem 26 mortes e 5 pessoas desaparecidas em decorrência das chuvas

A maioria das mortes aconteceu em Araraquara, com sete casos. Em todo o estado, houve ainda 20 feridos, quase 1.200 desabrigados e mais de sete mil e duzentos desalojados.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi