Geral

Audiência sobre greve da enfermagem no Rio termina sem acordo

Enfermeiros, auxiliares e técnicos entraram em greve na sexta-feira (10) por tempo indeterminado pelo cumprimento do piso nacional da categoria.

Terminou sem acordo a audiência de conciliação realizada nesta segunda-feira (13) entre os representantes dos trabalhadores da área de enfermagem e instituições de saúde no Rio de Janeiro.

Enfermeiros, auxiliares e técnicos entraram em greve na sexta-feira (10) por tempo indeterminado pelo cumprimento do piso nacional da categoria.

Antes da audiência, os profissionais realizaram um protesto em frente à sede do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

Diante da falta de consenso, o desembargador Cesar Marques Carvalho determinou a realização de uma nova audiência na próxima sexta-feira.

A Lei aprovada no Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República que estabelece piso salarial para os profissionais de enfermagem foi suspensa pelo STF após ação ajuizada pela Confederação Nacional de Saúde. 

Com o movimento paredista, os trabalhadores também pedem reajuste salarial, por causa da perda do poder de compra com a inflação dos últimos anos, e cobram que o direito de greve seja respeitado.

Já os sindicatos patronais, acusam a paralisação de ser abusiva e responsável por graves riscos à saúde da população.

O desembargador que presidiu a audiência determinou que, ao longo desta semana, sejam assegurados os serviços essenciais à população, com, no mínimo, 60% de trabalhadores por plantão.

O magistrado fixou multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 13/03/2023 20:55:08. Última edição: 13/03/2023 20:55:08

Tags: Greve Enfermeiros Conciliação Enfermagem

Leia também:

Amazônia concentra 90% da área com focos de incêndio no 1º bimestre

Amazônia concentra 90% da área com focos de incêndio no 1º bimestre

Nos seis biomas do país, houve focos de incêndio em 536 mil hectares. A área é 28% menor do que a registrada no primeiro bimestre de 2022, segundo pesquisadora do Ipam.

Planos de saúde seguem no topo de queixas registradas no Idec

Planos de saúde seguem no topo de queixas registradas no Idec

Setor concentrou 27,9% das reclamações de 2022. Principal queixa foram dúvidas de contratos (27,4%), seguido por falta de informação (18,1%) e reajustes (13,7%).

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi