Geral

Auditoria no Auxílio Brasil indica possível pagamento indevido

Uma auditoria, da CGU, realizada no Programa Auxílio Brasil indica possível pagamento indevido para aproximadamente 820 mil famílias, por mês, entre janeiro e outubro de 2022. O impacto dessa irregularidade pode chegar a R$ 3,8 bilhões no período.

Uma auditoria realizada no Programa Auxílio Brasil indica possível pagamento indevido do benefício para aproximadamente 820 mil famílias, por mês, entre janeiro e outubro de 2022. O impacto dessa irregularidade pode chegar a R$ 3,8 bilhões no período.

As informações constam em um relatório publicado pela CGU, a Controladoria-Geral da União.

Lembrando que o Auxilio Brasil foi criado pelo governo anterior. Este ano, ele mudou e voltou a se chamar Bolsa Familia.

Os auditores da CGU destacaram falhas na verificação da renda familiar de quem recebe o benefício. Um dos problemas foi que o Ministério de Desenvolvimento Social analisava apenas os rendimentos declarados pelos próprios beneficiários no Cadastro Único.

A diretora de Auditoria de Previdência e Benéficos do CGU, Eliane Viegas Mota, explica que a ideia agora é cruzar os dados com outras fontes de informação.

A auditoria ainda bateu os dados do programa com a folha de pagamento do INSS, da Previdência Social e de recolhimento do FGTS. A análise da CGU destacou que, entre os beneficiários do Auxílio Brasil encontrados nessas outras bases de dados, 75% estavam na folha de pagamento do INSS e 17% tinham rendimentos registrados na Previdência Social no mês anterior ao pagamento do auxílio.

Com base na auditoria, a CGU fez recomendações ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.. Entre elas a reavaliação das famílias incluídas que estão fora do escopo do programa; a adoção de outras bases dados para acompanhamento da renda dos beneficiários; além da qualificação dos dados do CadÚnico e seu cruzamento com Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 16/05/2023 23:00:08. Última edição: 16/05/2023 23:00:08

Tags: CGU Auditoria Auxílio Brasil Bolsa Família Beneficiários

Leia também:

Trabalhadores do Sesc e Senai protestam contra recursos para Embratur

De acordo com a Fecomercio RJ, se os dispositivos entrarem em vigor, as atividades do Sesc e do Senac podem ser encerradas em mais de 100 cidades brasileiras.

Trabalhadores do Sesc e Senai fazem ato contra desvio de recursos

De acordo com a Fecomercio RJ, se os dispositivos entrarem em vigor, as atividades do Sesc e do Senac podem ser encerradas em mais de 100 cidades brasileiras.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi