Geral

Aumenta o número de pedidos de refúgio feitos por mulheres ao Brasil

Roraima e São Paulo foram os estados que mais receberam refugiadas

Em nove anos, mulheres e crianças representam a maioria dos imigrantes no Brasil. De 2013 a 2022, o número de pedidos de refúgio feitos por mulheres passou de 10,5% para 45%, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (6) pelo Observatório das Migrações Internacionais (Obmigra). Pedidos de menores de 15 anos passaram de 6,5% para 12,2%.

Aumenta o número de pedidos de refúgio feitos por mulheres ao Brasil
© Tomaz Silva/ Agência Brasil

O relatório anual aponta que as venezuelanas e cubanas foram as que mais fizeram solicitações para obterem a condição de refugiadas. Entre os pedidos venezuelanos, incluindo homens, mulheres e crianças, 45,9% foram de mulheres, enquanto entre os cubanos, 46,8%  dos pedidos foram femininos, percentuais acima da média.  

A série histórica identificou ainda aumento na participação das mulheres entre as solicitantes de residência (de longa duração) no país, de 34,1%, em 2013, para 42,9%, em 2022.  

De acordo com o relatório, os estados que mais registraram mulheres imigrantes foram Roraima, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Amazonas e Rio Grande do Sul.  

De acordo com o coordenador de estatística do observatório, Tadeu de Oliveira, os dados mostram mudanças no fluxo migratório, sendo que o perfil do imigrante era de homens adultos e jovens no início do levantamento.  

“Esse aumento [mulheres e crianças] ocorre em detrimento daquelas faixas que vinham para o país. Aquele jovem adulto, de 20 a 39 anos, perde participação”, disse.  

Nacionalidade 

Os venezuelanos são a maior comunidade de imigrantes no país, que apresentaram 210.052 solicitações de refugiado entre 2013 e 2022. Em seguida, aparecem haitianos (38.884), cubanos (17.855) e angolanos (11.238).  

Entre 2013 e 2022, algumas origens perderam protagonismo, sobretudo Portugal, Espanha, Alemanha e Itália, informa o relatório anual. 

Mais da metade dos imigrantes ingressou e fixou residência na cidade de Pacaraima, em Roraima, que concentra 53,1% dos solicitantes.  

Por Carolina Pimentel - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Aline Leal - 06/12/2023 20:35:43. Última edição: 06/12/2023 20:35:43

Tags: Refúgio Imigrantes

Leia também:

75% dos alimentos de origem vegetal consumidos no Brasil são seguros

75% dos alimentos de origem vegetal consumidos no Brasil são seguros

No entanto, um quarto dos produtos tem alguma situação fora das regras da Anvisa. A agência apresentou nesta quarta-feira (6) os números do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, com dados de 2018 a 2019 e 2022.

Atingidos pelo crime ambiental da Braskem protestam em Maceió-AL

Atingidos pelo crime ambiental da Braskem protestam em Maceió-AL

Com faixas e cartazes, centenas de moradores protestaram nesta quarta-feira (6) contra a empresa Braskem por causa do crime ambiental provocado pela petroquímica, e que causa risco de afundar diversos bairros na capital alagoana.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi