Geral

Avião clandestino encontrado na Terra Indígena Yanomami é destruído

Segundo informações da FAB, a aeronave era usada no transporte ilegal de garimpeiros e de minérios; a destruição faz parte das ações de combate ao tráfego aéreo ilegal na região.

Mais um avião clandestino foi destruído nesta quarta-feira (12) em Roraima. A ação, que incendiou o segundo avião nas terras indígenas Yanomami, acontece dias depois do fechamento dos corredores aéreos na região pela Força Aérea Brasileira (FAB). 

A FAB localizou a aeronave clandestina a 100 quilômetros ao sul de Boa Vista e avisou os órgãos de fiscalização. Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), e da Polícia Rodoviária Federal foram, então, ao local e incendiaram o avião, que estava abandonado. 

Segundo informações da FAB, a aeronave era usada no transporte ilegal de garimpeiros e de minérios. E a destruição faz parte das ações de combate ao tráfego aéreo ilegal na região. 

Desde o dia 6 de abril, as vias aéreas nas terras indígenas Yanomami foram desativadas. E apenas aeronaves autorizadas, como militares e de órgãos públicos que atuam na Operação Yanomami, podem circular na área. 

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas / Nathália Mendes - 13/04/2023 16:10:20. Última edição: 13/04/2023 16:10:20

Tags: Terra Indígena Yanomami Garimpo Ilegal FAB Tráfego Aéreo Ilegal

Leia também:

União e deputado federal são alvos de ação por danos morais coletivos

A União e o deputado federal General Girão são alvos de uma ação pública por danos morais coletivos. Essa ação pública foi aberta pelo Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte contra a União e o deputado federal General Girão, do PL do Rio Grande do Norte por estímulo às manifestações antidemocráticas em frente às instalações militares de Natal. O MPF pede R$ 5 milhões de indenização.

Morte de mulher em tobogã alerta para segurança em parques de diversão

Após o acidente que causou a morte de uma mulher em um parque de diversões, a questão da segurança nesses espaços gerou debate sobre o assunto: antes de utilizar algum brinquedo, é preciso estar atento às regras de segurança.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi