Grande Rio teve 50 agentes de segurança baleados este ano
Policiais militares foram 80% dos atingidos por tiros, com 40 vítimas. Desses, 19 morreram e 21 ficaram feridos. Entre os militares do Exército, foram três mortos e um ferido.
A Cidade Nova, na região central, ficou na última posição
A Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, lidera o ranking do Índice de Progresso Social, que avalia a qualidade de vida nos 158 bairros da cidade. Em seguida, aparece Laranjeiras, na zona sul. Já na outra ponta, a Cidade Nova, na região central, ficou na última posição, e o Jacaré, na zona norte, foi o penúltimo colocado.
O índice é realizado desde 2016, mas foi atualizado pelo Instituto Pereira Passos, órgão de pesquisa da prefeitura do Rio. A análise combina indicadores de saúde, acesso a serviços básicos, à educação básica e superior, além de variáveis ambientais, acesso à comunicação, direitos humanos, liberdade de escolha e tolerância e inclusão.
O estudo era feito por regiões administrativas, somente a partir de 2022, passou a ser feita na escala de bairros.
Comparado com os dados de 2020, a nota geral da cidade teve um crescimento nos dois últimos anos: de 60,8 para 64,34.
O melhor resultado de 2022 ficou na dimensão de Necessidades Humanas Básicas. A dimensão de Oportunidades, ficou em segundo, com destaque para os componentes de Liberdade Individual e de Escolha e Inclusão. O menor resultado foi para Fundamentos do Bem-Estar.
O indicador não trata do aspecto da renda da população, mas sim do que compete à vida diária das pessoas e é um aliado para o desenho, avaliação e implementação de políticas públicas.
De acordo com o Instituto Pereira Passos, o atual estudo mostra que a maioria dos bairros com os índices mais baixos está nas zonas Oeste e Norte, com exceção da Barra da Tijuca.
Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacionaç - Brasília / Edição: Leila Santos / Beatriz Albquerque - 24/04/2023 13:05:17. Última edição: 24/04/2023 13:05:17
Tags: Qualidade De Vida Rio De Janeiro
Policiais militares foram 80% dos atingidos por tiros, com 40 vítimas. Desses, 19 morreram e 21 ficaram feridos. Entre os militares do Exército, foram três mortos e um ferido.
O brasileiro é otimista: 78% dos entrevistados creem que o futuro está em nossas mãos e que eles podem limitar a interferência humana no clima e na poluição ante 60% da média de outros países.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.