Geral

Base do Ibama é alvo de quinto atentado em Terra Indígena Yanomami

Ibama solicitou apoio das Forças Armadas na região

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) informou que a base de controle instalada no rio Uraricoera, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, foi alvo de novo atentado na madrugada dessa segunda-feira (15).

Este é o quinto ataque após o governo federal iniciar processo de retomada do território e expulsão de garimpeiros ilegais. A base está ativa desde o dia 20 de fevereiro e serve para impedir a entrada de barcos de garimpeiros na área indígena.

"Em meio a chuva torrencial, criminosos armados avançaram em quatro barcos e cortaram o cabo de aço estendido entre as margens do rio, que impedia a passagem em direção aos garimpos. Houve troca de tiros com agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) que faziam a segurança na aldeia Palimiú, onde a base federal está instalada. Nenhum policial ficou ferido", aponta nota divulgada pelo órgão.

Conforme o Ibama, o grupo passou em alta velocidade pela base, três horas após o atentado, em quatro barcos, sendo um deles rebocado. 

O órgão solicitou apoio às Forças Armadas para reforçar a segurança no local. 

 

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Carolina Pimentel - 16/05/2023 19:00:11. Última edição: 16/05/2023 19:00:11

Tags: Ibama Garimpeiros Território Yanomami

Leia também:

Marina Silva alerta para destruição irreversível da Amazônia

Marina Silva alerta para destruição irreversível da Amazônia

Para ministra do Meio Ambiente, Cúpula da Amazônia deve buscar um acordo para evitar "ponto de não retorno" da floresta, dano permanente e sem reversão. O encontro irá reunir chefes de Estado de oito países da OTCA.

Rio lança Arena Gamer para inclusão em novas tecnologias

Rio lança Arena Gamer para inclusão em novas tecnologias

Prefeitura do Rio de Janeiro quer que o espaço, primeira arena pública de games e jogos eletrônicos do Brasil, seja um local de inclusão, aprendizagem e transformação social.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi