Geral

Base federal em terra Yanomami sofre ataque de garimpeiros

A informação foi divulgada pelo Ibama, que já pediu reforço de segurança à Polícia Federal.

A base federal, em funcionamento há apenas duas semanas, na aldeia Palimiú na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, foi atacada por garimpeiros na madrugada de quarta-feira (22). A informação foi divulgada pelo Ibama, que já pediu reforço de segurança à Polícia Federal.

Os garimpeiros desciam em sete embarcações chamadas "voadeiras", de 12 metros cada, que transportavam cassiterita. O minério foi roubado da terra indígena e o carregamento identificado por drones operados pelo Ibama.

Na abordagem, os garimpeiros reagiram. Houve troca de tiros com os fiscais do Ibama e um dos criminosos ficou ferido. Os outros conseguiram fugir. Segundo o Instituto, o ataque à base foi programado. 

As embarcações clandestinas tentaram furar a barreira física instalada no Rio Uraricoera, principal acesso dos garimpos à terra Yanomami.

Desde o início da semana, as embarcações são revistadas ao serem obrigadas a parar na barreira, que consiste em um cabo de aço de 240 metros de comprimento que atravessa o leito do rio.

Mais duas balsas estão posicionadas no rio com agentes do Ibama e da Força Nacional de vigilância 24 horas.

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki - 24/02/2023 10:00:05. Última edição: 24/02/2023 10:00:05

Tags: Ibama Terra Yanomami

Leia também:

ONGs apontam racismo em falta de políticas públicas em áreas de risco

ONGs apontam racismo em falta de políticas públicas em áreas de risco

"Racismo ambiental está ligado à segregação e exclusão em relação ao direito de ter o meio ambiente de determinada região equilibrado", diz Greenpeace.

Aposta feita no DF ganha prêmio de R$ 8,5 milhões da Mega-Sena

Aposta feita no DF ganha prêmio de R$ 8,5 milhões da Mega-Sena

Jogo simples, de seis dezenas, foi feito na Lotérica Ponto Certo, no Setor QNO da Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi