Geral

Belo Horizonte vai reforçar combate ao assédio no carnaval

A prefeitura anunciou que o Grupo de combate e Importunação Sexual de Mulheres no Transporte Público da Guarda Municipal irá atuar no carnaval, distribuindo material informativo orientando as mulheres sobre a forma de prevenção e a importância da denúncia dos autores e também acolhendo as vítimas.

O combate ao assédio e à importunação sexual serão foco das forças de segurança do estado durante o carnaval em Belo Horizonte. A prefeitura anunciou que o Grupo de combate e Importunação Sexual de Mulheres no Transporte Público da Guarda Municipal irá atuar no carnaval, distribuindo material informativo orientando as mulheres sobre a forma de prevenção e a importância da denúncia dos autores e também acolhendo as vítimas.

A guardas irão percorrer os principais pontos de concentração e movimentação de foliões durante a festa. Além do grupo especializado, todo o efetivo da Guarda Municipal irá receber treinamento para atender esse tipo específico de caso, afirma o comandante da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Júlio César Freitas.

Segundo o comandante do policiamento da capital da Polícia Militar, coronel Micael Henrique Silva, além do treinamento de todo o efetivo, o Batalhão Especializado de Combate à Violência Doméstica estará de prontidão.

Os autores de crime de importunação sexual, assédio e outros crimes de violência contra as mulheres poderão ser apresentados à Justiça no mesmo dia, de acordo com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gilson Soares, haverá juízes e juízas de plantão.

As penas para os crimes de importunação sexual e assédio sexual variam de 6 meses até 5 anos de prisão. Em casos de violência física, o crime pode ser considerado estupro, em que a pena pode chegar a 10 anos de prisão.

Agência Brasil / Por Leandro Siqueira - Repórter da Rádio Inconfidência - Belo Horizonte / Edição: Rádio Inconfidência/ Renata Batista - 06/02/2023 16:25:11. Última edição: 06/02/2023 16:25:11

Tags: Carnaval 2023 Importunação Sexual Assédio Sexual

Leia também:

Governo suspende por 90 dias processos de registro sindical

A suspensão é por causa das mudanças nas estruturas dos órgãos do Poder Executivo, em vigor desde o dia 1º de janeiro. Por meio do registro sindical são criados sindicatos, federações e confederações.

Inscrições para curso de formação de fuzileiros navais estão abertas

Será a primeira vez que as mulheres vão poder fazer o Curso de Formação. Ao todo são 1.080 vagas, sendo 96 para mulheres, com lotação na Marinha no Rio de Janeiro.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi