Geral

Boate Kiss: famílias e amigos fazem vigília em homenagem a vítimas

Há dez anos, o incêndio na casa noturna em Santa Maria (RS) deixou 242 mortos e mais de 600 feridos.

Manter viva a memória da tragédia na boate Kiss para evitar que uma situação como essa se repita é o lema de uma programação que ocorre nesta quinta e sexta-feira em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Há dez anos, o incêndio na casa noturna deixou 242 mortos e mais de 600 feridos. 

As atividades são promovidas pela Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria. Vão ser realizados painéis de discussão, homenagens e uma vigília na noite desta quinta.

O presidente da Associação e sobrevivente, Gabriel Rovadoschi, conta que o movimento de solidariedade se dissipou com o tempo. Por isso relembrar a história é uma resposta a esse silenciamento e uma luta contra a impunidade.

Além das atividades preparadas para estes dois dias, outras iniciativas são estudadas pela associação neste ano, inclusive uma ida a Brasília. E no Superior Tribunal de Justiça, a pressão continua para reverter a anulação do júri, que condenou quatro pessoas pelo incêndio, diz Gabriel.

As atividades em memória das vítimas vão se concentrar na praça Saldanha Marinho, no centro do município. O local fica a uma quadra da Kiss.

*Com produção de Lucineia Marques e Victor Ribeiro

Agência Brasil / Por Gabriel Brum* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki - 26/01/2023 09:05:03. Última edição: 26/01/2023 09:05:03

Tags: Boate Kiss Santa Maria

Leia também:

Incêndio na Boate Kiss: 10 anos de tristeza e impunidade

Incêndio na Boate Kiss: 10 anos de tristeza e impunidade

Tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, provocou a morte de 242 pessoas, mais de 600 feridos e comove o país até hoje, sem nenhum réu responsabilizado.

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quinta-feira (26)

Em Natal, no Rio Grande do Norte, céu com muitas nuvens pela manhã e tempo claro à tarde. A temperatura mínima é de 25 e a máxima de 31º C. A umidade relativa do ar vai de 55 a 80%.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi