Geral

Braga Netto vai ser ouvido na CPMI dos atos golpistas na terça-feira

O depoimento está marcado para às 9h. O general irá na condição de testemunha, o que dará a ele o direito de ficar calado e não responder a todas as perguntas para não se autoincriminar.

O general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil no governo Bolsonaro, será ouvido na CPI Mista dos Atos Golpistas na terça-feira (19). Ele será questionado sobre articulações para tentar reverter o resultado das eleições do ano passado e impedir a posse do presidente Lula. “Esclarecer o papel desempenhado por setores políticos e militares nas ações relacionadas à trama golpista”, como argumentou a deputada Jandira Feghali num dos requerimentos de convocação. Braga Netto foi candidato à vice na chapa que tentou reeleger Jair Bolsonaro. 

Braga Netto vai ser ouvido na CPMI dos atos golpistas na terça-feira

O depoimento está marcado para às 9h. O general irá na condição de testemunha, o que dará a ele o direito de ficar calado e de não responder a todas as perguntas para não se autoincriminar. 

A semana também deverá ser de articulação por uma reunião deliberativa para votação do requerimento que pede uma acareação entre Bolsonaro e o ex-ajudante de ordens dele, Mauro Cid.  

A relatora, senadora Eliziane Gama, apresentou um requerimento pedindo que os dois fiquem frente a frente. Ela alega que a vinculação dos dois se deu no “estrito cumprimento de ordens superiores, aparentemente antijurídicas”. E por isso, considera ser fundamental que o requerimento seja aprovado. 

Esse requerimento de acareação entre Mauro Cid e Bolsonaro ainda precisa ser colocado em votação. E o presidente da CPMI já avisou que só vai colocar na pauta se tiver acordo. Ele defende a convocação também da cúpula da Força Nacional. 

A CPMI já começa a se aproximar do encerramento, a senadora Eliziane afirmou que começou a fazer o relatório final e que vai pedir diversos indiciamentos, inclusive de militares. Ela chegou a defender, a prorrogação da CPMI para que se tenha mais tempo tanto para as oitivas quanto para a análise de documentos. 

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso - 15/09/2023 12:20:07. Última edição: 15/09/2023 12:20:07

Tags: CPMI Braga Netto Atos Golpistas 8 De Janeiro

Leia também:

Exemplo de preservação, Quilombo Kalunga mantém 83% do Cerrado nativo

Exemplo de preservação, Quilombo Kalunga mantém 83% do Cerrado nativo

Enquanto o Brasil tem apenas 48% do bioma Cerrado ainda nativo e o Goiás apenas 30%, o território do Quilombo Kalunga, que fica no nordeste goiano, na região da Chapada dos Veadeiros, mantém 83% da área com a vegetação nativa. Coletados por imagens de satélites, os dados foram sistematizados pelo MapBiomas, rede colaborativa formada por organizações não governamentais (ONGs), universidades e empresas de tecnlologia. Exemplo de preservação, o modo de vida do povo kalunga e o reconhecimento da propriedade coletiva de parte da terra pelo Estado explicam a elevada proteção ao bioma na região.

Campeãs em desmatamento, terras privadas têm 62% do Cerrado nativo 

Campeãs em desmatamento, terras privadas têm 62% do Cerrado nativo 

Dados de satélite analisados pelo MapBiomas mostram que 85% do desmatamento do Cerrado de 1985 a 2022 ocorreram em terras privadas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi