Geral

Brasil é o único do Brics a condenar invasão da Ucrânia, diz ministro

A declaração foi dada depois que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participou do programa Bom Dia Ministro, do Canal Gov, nesta quarta-feira (6).

Mais de um ano e meio desde o início da guerra na Ucrânia, o Brasil é o único país do Brics a condenar abertamente a invasão da Rússia ao país. É o que afirmou nesta quarta-feira (6) o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Brasil é o único do Brics a condenar invasão da Ucrânia, diz ministro

Segundo ele, todos os espaços internacionais são oportunidades para se debater a paz.

A  declaração foi dada depois que Mauro Vieira participou do programa Bom Dia Ministro do Canal Gov.

Nesta quinta-feira, o presidente Lula embarca para a Índia onde vai se encontrar com os demais líderes do G-20 e receber a presidência temporária do bloco. Depois da cúpula, que ocorreu em agosto, o Brics passa a ter seis novos membros a partir do ano que vem, entre eles países com pautas sociais polêmicas como Emirados Árabes e Arábia Saudita. O chanceler brasileiro disse que assuntos ligados a direitos humanos podem ser tratados em outros espaços.

Outro país que passa a integrar o Brics é a Argentina, que já faz companhia ao Brasil no Mercosul. Para Mauro Vieira, essa parceria em mais um grupo econômico pode dar mais visibilidade mundial ao bloco regional.

O acordo entre Mercosul e União Europeia, citado pelo ministro, ainda está em andamento. Durante o programa, Mauro Vieira disse estar confiante com o sucesso das negociações, apesar das exigências climáticas feitas pelo bloco europeu.

O titular do Itamaraty ainda destacou que a partir do ano que vem, o Brasil volta a exigir visto de turismo para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. De acordo com Mauro Vieira, a volta da exigência é porque não houve acordo de reciprocidade e essas três nações vão continuar cobrando o visto turístico dos brasileiros.

 

Agência Brasil / Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Alessandra Esteves - 06/09/2023 16:20:10. Última edição: 06/09/2023 16:20:10

Tags: Relações Exteriores Brics Bom Dia Ministro

Leia também:

Ciclone deixa 32 mortos e mais de 52 mil pessoas afetadas no Sul

Ciclone deixa 32 mortos e mais de 52 mil pessoas afetadas no Sul

Uma comitiva do governo sobrevoou nesta quarta-feira alguns municípios entre os mais afetados pelas fortes chuvas: Muçum, Roca Sales, Encantado e Santa Tereza. A previsão é de mais chuva forte a partir da noite desta quarta-feira (6).

Bienal abre espaço inédito para quadrinistas independentes

Bienal abre espaço inédito para quadrinistas independentes

Novo espaço celebra a fusão entre literatura e arte e permite a interação dos leitores com seus autores preferidos, diz um dos organizadores da Bienal, Bruno Henrique.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi