Dia Mundial da Água: Cerrado pode perder quase 34% da água até 2050
Estudo analisou 81 bacias hidrográficas do Cerrado, no período entre 1985 e 2022 e considera o impacto do ritmo atual de exploração agropecuária no bioma.
Pesquisa é da Associação de Empresas de Limpeza Pública
Dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022 mostram que a geração de resíduos plásticos nas cidades brasileiras foi de 13,7 milhões de toneladas em 2022, ou 64 quilos por pessoa no ano. A publicação, divulgada hoje (21), é elaborada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
© Foto ONU: Martine Perret
De acordo com a pesquisa, o resíduo plástico é o tipo de poluente mais encontrado nos corpos hídricos do planeta: corresponde a 48,5% dos materiais que vazam para os mares. “Os dados mais recentes mostram que cerca de 22 milhões de toneladas de plásticos vazam para o meio ambiente a cada ano em todo o mundo, e uma parte considerável desses materiais tem os oceanos como destino”, destaca o presidente da Abrelpe e presidente da International Solid Waste Association, Carlos Silva Filho.
No Brasil, segundo a Abrelpe, mais de 3 milhões de toneladas de resíduos sólidos vão parar nos rios e mares todos os anos, quantidade suficiente para cobrir mais de 7 mil campos de futebol. “A melhor solução para o problema do lixo no mar reside justamente no aperfeiçoamento dos sistemas e infraestruturas de limpeza urbana nas cidades, que deve ocorrer com programas permanentes de educação ambiental implementados em todas as camadas da população”, diz Silva Filho.
Segundo a Abrelpe, cerca de 80% do total de resíduos encontrados nos mares são oriundos de atividades humanas desenvolvidas no continente, seja no litoral ou em regiões onde correm rios que deságuam em ambientes marinhos.
Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Graça Adjuto - 22/03/2023 08:09:21. Última edição: 22/03/2023 08:09:21
Tags: Resíduos Plásticos Brasil Pesquisa
Estudo analisou 81 bacias hidrográficas do Cerrado, no período entre 1985 e 2022 e considera o impacto do ritmo atual de exploração agropecuária no bioma.
Em Goiânia, Goiás, céu com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada pela manhã, passando a pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde. Os termômetros registram mínima de 20 e máxima de 30º C. A umidade do ar fica entre 45 e 95%.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.