Geral

Brasil negociará saída de segunda leva de brasileiros da Faixa de Gaza

Lista tem 86 nomes, mas número pode ser alterado até a liberação

Pouco mais de uma semana depois de 32 pessoas chegarem ao Brasil resgatadas da Faixa de Gaza, o governo brasileiro vai negociar com as autoridades do Oriente Médio – principalmente Israel e Egito – a repatriação de outros 86 nomes.

Brasil negociará saída de segunda leva de brasileiros da Faixa de Gaza
© Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

Segundo o Itamaraty, a lista é de brasileiros e familiares que residem em Gaza e não estão na condição de turistas. Por isso, as negociações não têm prazo para o encerramento, já que muitos estrangeiros em Gaza ainda aguardam serem retirados de lá. Além disso, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro alertou que o número de 86 pessoas pode ser alterado a todo tempo, já que muitos podem desistir e outros podem se interessar em ser repatriados.

Com mais de 11 mil mortos, a Faixa de Gaza sofre bombardeios vindos de Israel desde o ataque do grupo Hamas aos israelenses, em 7 de outubro. Com isso, a saída de qualquer pessoa de lá deve ser autorizada por Israel. Essas pessoas devem ser encaminhadas por via terrestre até o Egito, passando pela fronteira da cidade de Rafah. Foi o que ocorreu com a primeira lista de brasileiros que já estão no nosso país.

Um dos nomes esperados na lista é o da mãe do brasileiro Hasan Habee, que foi recebido pelo presidente Lula no dia 13 de novembro, quando pousou na Base Aérea de Brasília. Na ocasião, Lula manifestou interesse em trazer a mãe do brasileiro, que é palestina. No entanto, o Itamaraty informou que não divulga nomes de possíveis resgatados, por questão de privacidade e de segurança.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberta Lopes/ Sumaia Villela - 21/11/2023 16:15:07. Última edição: 21/11/2023 16:15:07

Tags: Faixa De Gaza Brasileiros Repatriados Palestina

Leia também:

Radar vai antecipar a intensidade das chuvas em São Paulo

Radar vai antecipar a intensidade das chuvas em São Paulo

De fabricação norte-americana, o radar custou R$10 milhões, tem 500 watts de potência e alcance de 120 quilômetros de distância. Além do radar, a Defesa Civil paulista vai instalar sirenes de alerta para temporais em áreas de risco.

Calor intenso causa novo adiamento da manutenção do Sistema Guandu

Calor intenso causa novo adiamento da manutenção do Sistema Guandu

Serviço será realizado das 4h de quinta-feira às 4h de sexta-feira, período em que a meteorologia aponta temperaturas mais amenas. Manutenção é parte da preparação da empresa para o verão.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi