Geral

Brasil sobe em ranking de combate à exploração sexual de crianças

A organização Chidhood Brasil lançou, nesta terça (16), estudo que compara as ações de 60 países no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Brasil subiu duas posiçoes no ranking desde a útlima edição do estudo e ocupa a 11º posição.

Dezoito de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira sobre esse tema, foi lançado nesta terça-feira (16) o Índice Fora das Sombras, que avalia como nações de todo o mundo respondem aos crimes cometidos contra essa parcela da população.

A organização Childhood Brasil é a responsável pela versão nacional do estudo, que em sua segunda edição, comparou as ações de 60 países no enfrentamento da violência sexual contra jovens. Desse total, nove países estão localizados na América Latina e Caribe. 

Segundo a Diretora-Executiva da Childhood Brasil, Laís Peretto, nesses 60 países vivem aproximadamente 85% da população global das crianças. E isso justifica a escolha dessas nações. Estima-se que todos os anos 400 milhões de crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual em todo o mundo.

Entre os 60 países abrangidos pelo índice, o Brasil ficou em 11ª lugar, duas posições acima da última edição, publicada em 2018, além de ser o mais bem colocado da América Latina e Caribe. Apesar da melhora no ranking global, especialistas avaliam que o país ainda tem um longo caminho para cuidar da dignidade de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Agência Brasil / Por Pedro Lacerda - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Alessandra Esteves - 16/05/2023 19:10:08. Última edição: 16/05/2023 19:10:08

Tags: Exploração Sexual Crianças Adolescentes Combate

Leia também:

Base do Ibama é alvo de quinto atentado em Terra Indígena Yanomami

Grupo armado atacou na madrugada dessa segunda-feira (15) quatro barcos e cortou cabo de aço que impedia acesso de garimpeiros à área. Houve troca de tiros com a Força Nacional. Nenhum agente ficou ferido.

Marina Silva alerta para destruição irreversível da Amazônia

Marina Silva alerta para destruição irreversível da Amazônia

Para ministra do Meio Ambiente, Cúpula da Amazônia deve buscar um acordo para evitar "ponto de não retorno" da floresta, dano permanente e sem reversão. O encontro irá reunir chefes de Estado de oito países da OTCA.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi