Governo paulista anuncia instalação de sirenes em locais de risco
Ação faz parte de pacote de medidas para a região do litoral norte, onde fortes chuvas deixaram pelo menos 50 mortos e mais de 3 mil desabrigados e desalojados.
Como parte da resposta do governo federal à prevenção de deslizamentos, o ministro Waldez Góes anunciou a retomada do PAC Encostas, programa do Ministério das Cidades que vai permitir intervenções em áreas de alto risco enquanto não é possível retirar os moradores desses locais.
O Brasil tem aproximadamente 14 mil pontos de alto risco de escorregamento de encostas, de acordo com levantamento do Ministério de Minas e Energia. O dado foi citado, nesta quinta-feira, pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em coletiva de imprensa em São Sebastião, litoral de São Paulo, após entrega do hospital de campanha da Marinha.
Para Waldez Góes, o momento é de retomada dos investimentos nos sistemas de alerta e gerenciamento de riscos de desastres, ação que deve ocorrer em parceria com os governos locais e com a participação das comunidades que vivem nessas áreas.
A declaração ocorre após relatos de moradores de São Sebastião de que não receberam qualquer tipo de alerta para o risco de deslizamentos por causa das fortes chuvas do último fim de semana, como apurou a Agência Brasil. Segundo a última atualização feita pelo governo de São Paulo, as fortes chuvas provocaram a morte de 49 pessoas. 38 corpos foram identificados: são 13 homens, 12 mulheres e 13 crianças.
Como parte da resposta do governo federal à prevenção de deslizamentos, o ministro Waldez Góes anunciou ainda a retomada do PAC Encostas, programa do Ministério das Cidades que vai permitir intervenções em áreas de alto risco enquanto não é possível retirar os moradores desses locais.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 23/02/2023 20:30:15. Última edição: 23/02/2023 20:30:15
Tags: São Sebastião Sistema De Alerta Litoral Norte Encostas
Ação faz parte de pacote de medidas para a região do litoral norte, onde fortes chuvas deixaram pelo menos 50 mortos e mais de 3 mil desabrigados e desalojados.
Rigor do desfile oficial e preocupação com os jurados ficarão de lado nesta apresentação, para a qual as seis primeiras colocadas prometem um novo espetáculo.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.