Geral

Brasil volta a vender carne bovina para China

A suspensão do comércio se deu após um caso confirmado da doença da vaca louca em um bovino, no estado do Pará.

Os chineses vão voltar a comprar carne bovina do Brasil cerca de 20 dias após o início do embargo ao produto nacional. A decisão vale para animais abatidos a partir desta sexta-feira, dia 24.

A suspensão do comércio se deu após um caso confirmado da doença da vaca louca em um bovino, no estado do Pará. Além da China, Tailândia, Irã e Jordânia também aderiram ao embargo da carne brasileira.

O ministro da agricultura, Carlos Fávaro, em viagem à China, comemorou a retomada do comércio com o país asiático.

O caso de vaca louca, identificado no Pará, foi considerado como atípico pelo Ministério da Agricultura pois teria sido resultado do envelhecimento natural do animal. Na prática, isso significa que não havia risco de contaminação do rebanho.

Em 20 anos de monitoramento da doença, o país nunca identificou a forma mais tradicional do mal da vaca louca, quando o animal é contaminado por causa da alimentação dele.

A suspensão do embargo à carne brasileira para China ocorre três dias antes do presidente Lula embarcar para o país asiático.

*Com Reportagem de Beatriz Albuquerque

 

 

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos - Marizete Cardoso - 23/03/2023 12:50:15. Última edição: 23/03/2023 12:50:15

Tags: Carne Bovina China Embargo Doença Da Vaca Louca

Leia também:

Lula visita Complexo de Itaguaí para conhecer programa de submarinos

No Complexo Naval está sendo desenvolvido o Programa de Submarinos da Marinha do Brasil, Prosub, que inclui a construção de quatro submarinos convencionais e um de propulsão nuclear.

Polícia Federal prende investigado de participação em atos golpistas

Polícia Federal prende investigado de participação em atos golpistas

A pessoa, que não foi identificada, é suspeita de incitar os atos antidemocráticos e um dos administradores dos recursos que financiavam as ações, diz PF.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi