Geral

Brasileiras presas na Alemanha após bagagens trocadas são liberadas

Elas foram vítimas de uma organização criminosa que fez a troca das etiquetas das bagagens para levar drogas para o exterior.

A segurança das malas despachadas nos aeroportos ganhou atenção redobrada esta semana após o caso de duas brasileiras que acabaram presas, na Alemanha, por tráfico de drogas, ao terem a etiqueta das bagagens trocadas.

Jeanne Pinho e Katyna Oliveira, que ficaram detidas desde o dia 6 de março deste ano, em Frankfurt, foram liberadas nesta terça-feira (11) por serem inocentes.

Elas foram vítimas de uma organização criminosa que fez a troca das etiquetas das bagagens para levar drogas para o exterior. Outra vítima do mesmo esquema foi apontada pela Polícia Federal e o episódio também veio à tona nesta terça.

Uma mulher que partiu de Goiânia para Paris, na França, com escala no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, teve a bagagem trocada. Esta passageira não chegou a ser detida no exterior porque dois suspeitos pelos crimes de tráfico internacional de drogas foram identificados e presos.

A advogada Carolina Vesentini, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, aponta falhas de segurança nos dois casos.

Sobre os cuidados que os passageiros precisam tomar com a bagagem para evitar transtornos como troca, extravios e golpes, Carolina Vesentini dá algumas orientações.

Outra medida recomendada, segundo a especialista, é a identificação da mala com etiqueta com dados pessoais e a personalização com algum acessório que facilite na hora de retirar a bagagem na esteira.

Caso a mala tenha sido danificada durante o voo, o passageiro precisa fazer uma reclamação no guichê da companhia aérea ainda no aeroporto, explica a advogada. Carolina explica, ainda, como proceder em casos de extravio.

Em nota, a concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, esclarece que o manuseio das bagagens, desde o momento do check-in até a aeronave, é de responsabilidade das empresas aéreas. E que contribui, quando solicitada, com informações aos órgãos policiais.

Sobre a segurança das bagagens transportadas, a Gol respondeu, em nota, que a etiqueta de identificação inserida no check-in pode se perder durante o percurso até a aeronave e, por isso, recomenda as identificações pessoais feitas pelos passageiros nas partes interna e externa das malas. Medidas de segurança como levar objetos de valor e frágeis na bagagem de mão e fotografar a bagagem antes da viagem também foram apontadas pela Gol.

Latam e Azul não responderam nosso pedido de posicionamento até o fechamento desta edição.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 11/04/2023 21:25:04. Última edição: 11/04/2023 21:25:04

Tags: Brasileiras Alemanha Malas Trocadas Drogas Bagagem Aerporto

Leia também:

MST cobra metas de assentamento para famílias pelo Governo Federal

Para a coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o desafio é acolher as famílias que aguardam há mais de 10 anos pelo assentamento. O MST também pede a ampliação emergencial do financiamento para produção no campo.

Rio registra aumento de quase 80% das vítimas de bala perdida

De 1º de janeiro a 10 de abril deste ano, 52 pessoas foram vítimas de balas perdidas na região metropolitana da capital carioca, 79% mais que no mesmo período do ano passado.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi