Geral

Brasileiros seguem sem data para deixar Gaza após primeiras saídas

1ª lista de autorizados a cruzar a fronteira com Egito não os incluiu

Fora da primeira lista dos resgatados de Gaza que saíram pela fronteira de Rafah com o Egito, os 34 brasileiros continuam na expectativa de deixarem a região dos conflitos. O governo brasileiro informou que continua em negociação com autoridades locais para trazer os conterrâneos em breve.

Brasileiros seguem sem data para deixar Gaza após primeiras saídas

A lista dos que já começaram a deixar a Faixa de Gaza tem 450 nomes autorizados, mas nenhum é do Brasil. O brasileiro Hasan Rabee , que está em Gaza, onde foi visitar a família, e não conseguiu mais retornar, posta o dia a dia dos palestinos nas redes sociais e gravou um vídeo relatando a preocupação.

Nesta quarta-feira, foi aberta a fronteira de Rafah apenas para palestinos em estado grave e pessoas de outros países, como Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão, República Tcheca e profissionais da Cruz Vermelha e de entidades não governamentais.

Enquanto isso, devem pousar em Brasília, na manhã desta quinta-feira (1), os 32 brasileiros que foram resgatados pelo governo federal na Cisjordânia. Segundo a FAB, estão previstas três paradas técnicas: uma em Roma, na Itália; a segunda em Las Palmas, na Espanha; e a terceira no Recife.

Com a chegada dessas pessoas, serão mais de 1.400 brasileiros repatriados até o momento.

Na fronteira de Rafah, estão mais de 60 ambulâncias para transporte de feridos, que serão levados para tendas de triagem. Também perto da fronteira, foi instalado um hospital de campanha, para atendimento de mais de 80 palestinos com ferimentos graves.

Nesta quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde, na Palestina, comemorou nas redes sociais a decisão de o Egito receber os feridos da Faixa de Gaza. No entanto, escreveu que, em Gaza, “milhares de outras pessoas continuam precisando de acesso a serviços de saúde urgentes e essenciais”, por causa da falta de medicamentos, combustível, água e alimentos.

Até o momento, 1,4 mil pessoas já morreram em Israel, e, na Faixa de Gaza, mais de 8,8 mil, segundo o Ministério de Relações Exteriores da Palestina.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo/ Sumaia Villela - 01/11/2023 15:40:04. Última edição: 01/11/2023 15:40:04

Tags: Conflito No Oriente Médio Faixa De Gaza Brasileiros Em Gaza

Leia também:

Lula sanciona Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas

Lula sanciona Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas

A ideia é retomar mais de 11 mil projetos: 5.662 na área de educação e 5.489 na saúde. A lei também altera o Fies, criando condições para reduzir a dívida de contratos firmados até 2017 e que estão vencidos desde junho deste ano.

Chuvas: governo federal libera recursos para União da Vitória (PR)

Chuvas: governo federal libera recursos para União da Vitória (PR)

São mais de R$ 2 milhões para União da Vitória, segundo o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que visita o estado.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi