Geral

Câmara de Vereadores de SP aprova novo Plano Diretor Estratégico

Foram 44 votos favoráveis e 11 contrários. Foi aprovada uma das principais discordâncias do projeto: aumentar o adensamento das construções de uma área de 600 para 700 metros num raio de estação de metrô e de 400 para 450 metros do raio de corredores de ônibus.

O novo Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo foi aprovado nessa segunda-feira (26), na Câmara de Vereadores de São Paulo. Foram 44 votos favoráveis e 11 contrários. Foi aprovado uma das principais discordâncias do projeto: aumentar o adensamento das construções de uma área de 600 para 700 metros num raio de estação de metrô e de 400 para 450 metros do raio de corredores de ônibus. Na prática, empreendedores poderão construir mais prédios sem limite de altura em torno dessas localidades. A vereadora Elaine Mineiro do PSOL, que votou contra o plano diretor, falou o que isso significa.

Na votação em 1º turno, estava prevista a extinção do Fundurb, um fundo da prefeitura destinado à habitação popular. Na votação dessa segunda (26), ele foi mantido com previsão de uso de 40% para construção de moradias de baixo custo. Porém, no novo texto, há possibilidade dos recursos do Fundurb serem gastos também em asfalto e recapeamento de vias, o que foi alvo de críticas por parte de quem votou contra.

Locais históricos como o Bixiga e vilas dentro de bairros, mesmo próximo as estações de metrô e transporte público, serão protegidos da verticalização. Antes, o projeto tinha sido aprovado sem essa proteção.

A isenção de impostos para alguns estádios de futebol foi outro ponto polêmico retirado do texto. O vereador e líder do governo, Fábio Riva do PSDB, falou que um acordo entre todos os parlamentares possibilitou que o final do plano diretor fosse aprovado com ampla maioria. O texto segue agora para a sanção do prefeito Ricardo Nunes.

Agência Brasil / Por Nelson Lin, repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Leila dos Santos/Aline Cordeiro - 27/06/2023 16:00:04. Última edição: 27/06/2023 16:00:04

Tags: Plano Diretor Estratégico Sao Paulo Camara De Vereadores

Leia também:

Polícia apreende jovens que praticavam violência sexual pela internet

De acordo com as investigações, a plataforma Discord era utilizada por um mesmo grupo de várias regiões do país para cometer atos de violência, pedofilia, zoofilia e fazer apologia ao racismo e ao nazismo.

Guerra às drogas custa R$ 15 bilhões por ano em recursos públicos

Guerra às drogas custa R$ 15 bilhões por ano em recursos públicos

Técnica afirma que a polícia mata cinco negros por dia no Rio de Janeiro. “Nos últimos anos, polícia matou mais de mil jovens negros moradores de favelas, em nome da guerra às drogas”.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi