Geral

Campos Neto: BC deve atacar contas fantasma para coibir crimes no PIX

Presidente do Banco Central participou de evento, em São Paulo

O presidente do Banco Central do Brasil (BC), Roberto Campos Neto, voltou a afirmar que os crimes cometidos com a utilização do PIX, como sequestros relâmpagos, poderiam ser coibidos com o combate às contas fantasmas ou de aluguel, utilizadas por criminosos como destino do dinheiro extorquido das vítimas.    

Campos Neto: BC deve atacar contas fantasma para coibir crimes no PIX
© Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Campos Neto deu a declaração hoje (4) na capital paulista, em palestra no evento Brazil Payments Forum, promovido pelo Banco J.P. Morgan.

“O que o Banco Central precisa fazer é atacar essa parte de conta aluguel e conta fantasma porque se, em tese, não existisse nenhuma conta de aluguel e nenhuma conta fantasma, se alguém fizesse uma fraude no PIX, teria que transferir para uma outra conta que seria identificada e seria rastreável”, disse.

O presidente do BC afirmou que as instituições financeiras têm de aperfeiçoar o controle de abertura de novas contas, dificultando a ação de laranjas. Segundo Campos Neto, ele próprio chegou a testar a fragilidade do sistema bancário no momento de abrir uma conta.

“Você ainda tem muita conta fantasma, muita conta laranja. A gente tem ainda um problema: alguns bancos ainda precisam melhorar a forma como as pessoas abrem contas. É muito fácil abrir conta em banco. Teve um dia que eu fiz uma experiência de diminuir a pixagem [definição] da foto e quase não dava para ver que era eu, e dá para abrir [a conta bancária]”, disse.

Dados de dezembro de 2022 do BC mostram que 133 milhões de pessoas e 11,9 milhões de empresas usam o Pix no Brasil. Segundo a instituição, R$ 257 é o valor médio das transações entre pessoas físicas. 

Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Denise Griesinger - 04/09/2023 20:50:23. Última edição: 04/09/2023 20:50:23

Tags: PIX Conta Fantasma Contas Fantasma Roberto Campos Neto Banco Central

Leia também:

Dino garante que 7 de setembro não será repetição do 8 de janeiro

Dino garante que 7 de setembro não será repetição do 8 de janeiro

Ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que não há indicações objetivas de ataque. Força Nacional irá reforçar segurança na capital federal durante as comemorações do Dia da Independência.

Abin monitora ameaças ao desfile de 7 de Setembro

Abin monitora ameaças ao desfile de 7 de Setembro

Agência manterá centro de acompanhamento em Brasília, com participação de outros órgãos de segurança da Presidência e do governo do Distrito Federal.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi