Tecidos, linhas, luz LED, circuitos e dispositivos eletrônicos. Já pensou juntar tudo isso e colocar em roupas e acessórios?
Essa união de tecnologia e moda foi apresentada em um desfile por estudantes que participaram do Desafio da Fashion Tech na Campus Party, Brasília. Durante os últimos dias, eles puderam aprender sobre o universo da eletrônica e conexão à internet em roupas, acessórios e sapatos. Ainda tiveram aulas de programação, fabricação digital e de máquinas de corte e costura. Tudo para criar peças exclusivas para a cantora Bianca Jordão usar em suas apresentações com a banda de rock Lila.
A equipe do Rodrigo Araújo, de 19 anos, desenvolveu uma jaqueta que aciona luzes no formato de coração.
"A gente tem um código que quando você manda um emoji de coração pelo WhatsApp, num QR Code que a gente vai disponibilizar, você pega esse QR Code, você manda o coração lá e aí a roupa aciona o coração que vai ter na roupa e ele começa a pulsar. Então é tipo um coração que você não vê nada, mas em determinado momento, você manda o coração que você tem essa troca, a roupa começa a pulsar e você consegue interagir. E até essa roupa que nós estamos fazendo é para um artista, então para um fã que está lá no palco conseguir interagir com a roupa, algo que está tão próximo de algo de quem ele idolatra, é muito bom, porque consegue ter essa proximidade maior entre os dois."
Rodrigo Araújo disse que se surpreendeu com o uso da tecnologia nas roupas.
"É diferente do que eu imaginava, porque eu pensava que seria algo mais voltado para transformação de roupa e coisas desse tipo, não ter tecnologia de verdade no meio das roupas e você poder interagir com isso e coisas do tipo. Porque tem alguns tipos de tecnologia que você pode bater palma e a roupa acende, o LED que tem na roupa, ou então o som, ou então quando fica escuro, aí uma determinada luz acende e determinado tipo de coisa assim que faz a gente aumentar a nossa perspectiva até de trabalho, se a gente possa realizar futuramente."
Essa é a quinta edição da Campus Party Brasília e acontece no estádio Mané Garrincha com expectativa de público de 100 mil pessoas. Oficialmente, o evento termina na noite deste sábado, mas segue neste domingo com algumas atividades, como palestras e apresentações. Também vão receber o evento ainda neste ano as cidades de Goiás, em junho, e de Manaus, em outubro. Já a Campus Party Brasil acontece de 25 a 30 de julho em São Paulo.
Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Patrícia Serrão - 08/04/2023 18:25:14. Última edição: 08/04/2023 18:25:14