Arlindo e Zeca: Sapucaí tem homenagem a sambistas neste domingo
Além dos sambistas, o primeiro dia de desfiles tem homenagem à Bahia, presente nos enredos da Unidos da Tijuca e da Mangueira, e a volta da Império Serrano ao Grupo Especial.
Os pequenos contam com shows e atividades
Brincar o carnaval é mais uma oportunidade para a criançada se fantasiar e se divertir. Em São Paulo, o carnaval de rua tem bloquinhos infantis em todas as regiões da cidade. A folia começou no pré-carnaval, já animou o sábado (18) e continua até terça-feira (21).
© Rovena Rosa/ Agência Brasil
No sábado (18), o Bloco das Emílias e Viscondes, um dos mais tradicionais, tomou as ruas do centro, celebrando a literatura infantil e as marchinhas carnavalescas. O bloco surgiu em 2006 em homenagem aos 70 anos da Biblioteca Monteiro Lobato e ao escritor. Desde então, a cada ano um personagem do sítio do Pica-Pau Amarelo é tema do bloco. O filho do Urubó, o Bloco Urubózinho, animou a criançada no carnaval da Freguesia do Ó. Já o Amoribunda Kids, na Vila Mariana, apresentou a folia para os pequenos da região.
Bloco Sainha de Chita
O Sainha de Chita é um bloco que há 10 anos preza pela composição autoral e pela pluralidade. A concentração acontece na Praça Dr. Vicente Tramonte Garcia, às 9h do domingo, dia 19, na Pompeia e o desfile segue pelas ruas Praça Dr. Vicente Tramonte Garcia; R. Min. Sinésio Rocha; Pça Rio dos Campos. A expectativa de público é de 1 mil a 2 mil pessoas.
Bloquinho Gente Miúda
O Bloquinho Gente Miúda foi fundado em 2016 pelo casal de músicos Kel e Nenel de Recife , com a chegada do filho deles. Mistura músicas infantis já consagradas com a batucada do carnaval e também marchinhas autorais sob o olhar da maternidade, sustentabilidade, livre brincar, assuntos preferidos da Kel, que escreveu e musicou todas.
A concentração é às 10h, do domingo, dia 19, na Avenida Prof. Alfonso Bovero 522, depois sair pelas ruas Apinajes, Capital Federal, Bruxelas em Perdizes.
Berço Elétrico
O Berço Elétrico é um bloco de rua sem música alta, ideal para ir com bebês. O bloco se encontra na avenida Engenheiro Luís Gomes Cardim Sangirardi a partir das 10h do domingo, dia 19, no bairro Aclimação.
Veja a programação completa dos blocos no site
Para que a diversão seja garantida, o ideal é levar as crianças com um pulseira de identificação. Para quem não tem, a prefeitura da capital informou que vai fazer a distribuição nos blocos.
E a folia continua para a criançada. No pós carnaval tem o bloco Charanguinha do França, que surgiu do bloco Charanga do França, idealizado pelos organizadores do Charanga para as crianças curtirem o carnaval desde cedo. Charanguinha do França se concentra no sábado, dia 25 na rua Major Sertório, 573 e desfila pelas ruas Cesário Mota Junior; General Jardim e Dr. Vila Nova.
O Bloquinho Infantil Fraldinha Molhada toca no Tatuapé e é voltado às crianças e famílias que querem continuar a folia no pós carnaval. Está previsto para desfilar na Vila Regente Feijó, dia 26, com concentração às 9h e dispersão às 15h. O trajeto será: Rua José Oscar de Abreu Sampaio, 310, 312 e 315.
Programação do SESC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) tem uma programação especial de carnaval para as crianças nas unidades da capital, litoral e interior de São Paulo. A programação completa de carnaval nas unidades do SESC pode ser vista no site.
Há eventos para todos os gostos: bailinho, show e oficinas de percussão, figurinos e adereços e até de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. Entre os destaques da programação, estão:
No Sesc Vila Mariana, a atração é o Carnaval Corpo Brincante, que destaca os festejos populares brasileiros e o corpo brincante, em sua inventividade e contemporaneidade, com oficinas, vivências e shows que celebram o coco, cavalo marinho, caboclinho, maracatu, entre outras expressões culturais. Acontece no sábado e segunda, às 11h.
Na unidade do Sesc na Avenida Paulista, tem o evento Carnavalizar – Baile, Blocos e Brincadeiras, com a Cia Navega Jangada de Teatro. Será um Bailinho de Carnaval com direito a jogos musicais, cirandas, adereços de carnaval e desfile de fantasias criativas. O evento acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro das 17h às 18h. (Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo).
No Sesc Santo Amaro tem o Carnaval com Banda Performática, que resgata, em seu repertório, a tradição das fanfarras brasileiras, com apresentações em movimento com estilo moderno e inovador. O sexteto apresenta repertório rico em ritmos brasileiros, músicas infantis e sucessos da atualidade com arranjos criativos e inusitados. A atração será nos dias dias 18,19 e 20, às 14h. dor Bueno, 505, Santo Amaro).
Por Ludmilla Souza - Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Valéria Aguiar - 19/02/2023 08:30:18. Última edição: 19/02/2023 08:30:18
Tags: Carnaval 2023 Blocos Infantis São Paulo Regiões
Além dos sambistas, o primeiro dia de desfiles tem homenagem à Bahia, presente nos enredos da Unidos da Tijuca e da Mangueira, e a volta da Império Serrano ao Grupo Especial.
O Carnaval de Brasília conta com grandes blocos que arrastam milhares de foliões e, ainda, espalhados pela cidade, grupos de amigos também se organizam para se divertirem no feriado.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.