Geral

Catálogo apresenta quase três mil casos de naufrágios no Brasil

Maurício Carvalho, junto com o analista de sistemas Carlos Arruda, criou o Sistema de Informações de Naufrágios com 2.760 casos catalogados.

Mergulhar na história. A expressão é clichê, mas é o que sente quem visita um dos milhares de navios afundados no litoral brasileiro.

O jornalista Mauro Ferreira visitou o primeiro naufrágio há mais de 10 anos. Era o Pinguino, cargueiro que afundou em 1967 em Ilha Grande, no Rio de janeiro, após um incêndio.

O biólogo marinho e instrutor de mergulho Maurício Carvalho é um especialista em naufrágios no Brasil. Ele já conheceu 300 em toda costa brasileira, desde o primeiro mergulho do tipo, ainda em 1983.

Para ele é difícil dizer qual o naufrágio mais o marcou, já que cada navio tem uma história.

Maurício Carvalho, junto com o analista de sistemas Carlos Arruda, criou o Sistema de Informações de Naufrágios com 2.760 casos catalogados. Um trabalho de garimpar informações para revelar a história no fundo do mar.

O mergulhador indica Ilhabela em São Paulo, Ilha Grande e Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, Salvador e Recife para conhecer navios afundados.

* Com sonoplastia de Jaílton Sodré.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista - 09/06/2023 15:05:14. Última edição: 09/06/2023 15:05:14

Tags: Naufrágios

Leia também:

Painel Conserva Flora facilita acesso à flora ameaçada de extinção

Painel Conserva Flora facilita acesso à flora ameaçada de extinção

Painel Conserva Flora integra ações do Jardim Botânico visando a prevenção, conservação, manejo e gestão que possam minimizar ameaças e o risco de extinção de espécies.

Dia dos Namorados terá reforço de 50 toneladas de rosas colombianas

Rosas chegaram ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, esta semana, sendo levadas para duas câmaras frias, a fim de garantir sua qualidade até a comercialização no varejo.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi