Geral

Cedae retoma abastecimento de água da estação de tratamento Guandu

Operação foi suspensa por causa de composto detergente na água

A Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) retomou às 19h29 desta segunda-feira (28) a operação na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu. O fornecimento de água na unidade havia sido interrompida no final da madrugada, após técnicos identificarem a presença de grande volume de surfactantes (composto presente nos detergentes) no Rio Guandu.

Cedae retoma abastecimento de água da estação de tratamento Guandu

A produção foi retomada de forma gradativa e pode levar até 72 horas para normalizar o abastecimento na região atendida pelo sistema, que inclui oito municípios (Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados), onde vivem 11 milhões de pessoas.

Técnicos da unidade confirmaram, por meio de monitoramento e análises laboratoriais, que não há mais risco de alterações na qualidade da água tratada.

A companhia informou que a água com surfactante não foi, em momento algum, distribuída para a população. Assim que foi constatada a presença do composto, a captação foi interrompida, e a água que estava no interior da estação foi descartada.

O diretor-presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, disse que a interrupção no fornecimento foi necessária para garantir segurança dos consumidores. "Essa situação não é corriqueira. A gente pede a compreensão dos consumidores e que economizem água, fazendo uma reserva mínima”, avaliou.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) investigam a origem do descarte do material.

 

 

Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Carolina Pimentel - 28/08/2023 22:30:32. Última edição: 28/08/2023 22:30:32

Tags: Cedae Guandu Abastecimento De Água

Leia também:

Estação de tratamento de Guandu, no Rio, voltou a operar

Estação de tratamento de Guandu, no Rio, voltou a operar

Segundo a empresa, a operação só foi reiniciada após técnicos da unidade confirmarem, por monitoramento e análises laboratoriais, que não havia mais risco de alterações na qualidade da água tratada. A Cedae ressaltou que a água contaminada com a espuma não foi em momento algum distribuída para a população.

PM do Rio apura denúncia de fraudes em concurso da corporação

PM do Rio apura denúncia de fraudes em concurso da corporação

Operação Aqui Não foi deflagrada ontem, no dia de aplicação da primeira fase do concurso para formação de soldados, que teve mais de 119 mil candidatos inscritos.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi