A Ceitec, Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, empresa pública especializada na produção de chips, foi retirada da lista de privatizações. A empresa teve o processo de liquidação autorizado em dezembro de 2020.
A Ceitec, Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, empresa pública especializada na produção de chips, foi retirada da lista de privatizações.
Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a empresa teve o processo de liquidação autorizado em dezembro de 2020, quando a gestão anterior avaliou que os produtos desenvolvidos pela companhia não atingiram as projeções desejadas.
Desde então, a Ceitec não produziu semicondutores, mas as máquinas não foram desligadas. Os 70 funcionários de um total de 180 que mantiveram seus postos por decisão do Tribunal de Contas da União têm feito a manutenção dos equipamentos, como explica Augusto Cesar Vieira, gestor da empresa.
Agora, com o decreto que autoriza a retomada da produção da fábrica, a expectativa é contratar funcionários temporários, depois por concurso, como ressalta o presidente da Associação de Colaboradores da Ceitec, Silvio Santos Júnior.
Em comunicado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações aponta que a empresa pública pode levar o Brasil a adquirir conhecimento científico, tecnológico e produtivo detido por poucos países do mundo, em um setor no qual tem ocorrido grande transformação tecnológica.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 07/11/2023 21:30:07. Última edição: 07/11/2023 21:30:07