Geral

Cemadem: 72% das cidades não têm orçamento próprio para Defesa Civil

Também foi apontado que em 19% dos municípios brasileiros existe carência de equipamentos.

Falta de dinheiro, de equipamentos e de pessoal especializado e treinado. Esses são os principais problemas enfrentados pela Defesa Civil, órgão público presente nos municípios, e que é responsável pelo mapeamento de áreas de risco, prevenção e contenção de desastres ambientais. Como o que aconteceu no último carnaval, no litoral norte paulista, onde deslizamentos de terra causaram 65 mortes e deixaram dois mil desabrigados.

De acordo com a Pesquisa Municipal em Proteção e Defesa Civil, feita pelo Cemaden - o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - a partir de dados de quase duas mil cidades brasileiras, 72% dos municípios não têm orçamento próprio para a área, e nem sempre podem contar com recursos da própria prefeitura.

Também foi apontado que em 19% dos municípios existe carência de equipamentos. O pesquisador do Cemaden Victor Marchezini destaca outro problema: a falta de pessoal.

O estudo revela ainda que somente no ano passado o Ministério do Trabalho incluiu o agente de proteção e defesa civil na Classificação Brasileira de Ocupações, primeiro passo para o reconhecimento da profissão.

A pesquisa foi feita entre outubro de 2020 e dezembro de 2021, em cooperação entre a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista - 04/03/2023 13:45:08. Última edição: 04/03/2023 13:45:08

Tags: Defesa Civil Cemadem

Leia também:

Morre cartunista Paulo Caruso

Morre cartunista Paulo Caruso

Entre os diversos livros publicados, destaca-se As Origens do Capitão Bandeira, 1983, e outros com cenas irônicas que acompanham a história política brasileira.

Projeto do ONS permitirá que alunos criem jogo digital sobre energia

Projeto do ONS permitirá que alunos criem jogo digital sobre energia

Iniciativa, batizada de GamethONS, também é voltada para professores do ensino médio de escolas públicas de todo o país. Inscrições começam na segunda-feira (6).

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi