Geral

Censo 2022 deve ser divulgado até o fim de junho, garante IBGE

Indígenas das Terras Yanomami participaram do levantamento deste ano

Após vários adiamentos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prometeu divulgar os resultados definitivos de população do censo Demográfico no dia 28 de junho. Os detalhes finais da etapa de apuração, que envolvem a coleta de informações, ocorrem já agora no fim deste mês.  

Em nota, o IBGE diz que a etapa de apuração do censo, iniciada neste ano, foi realizada com sucesso junto a diversos territórios censitários, como a Terra Indígena Yanomami, comunidades em grandes capitais e regiões metropolitanas e também junto a bairros de alto padrão.  

189 milhões 261 mil e 144 pessoas foram recenseadas, ou seja, 91% do total, levando em conta a prévia da população divulgada em 28 de dezembro de 2022. 

Somente na Terra Indígena Yanomami, foram recenseadas 16.864 pessoas em Roraima e 10.280 pessoas no Amazonas, totalizando 27.144 indígenas.  

O comunicado destaca ainda que o trabalho técnico realizado por servidores do IBGE e o acompanhamento de especialistas externos convidados para avaliação dos dados do censo foram realizados com êxito. 

De acordo com o instituto, a realização do censo enfrentou dificuldades desde o início da coleta, quando vários recenseadores desistiram do trabalho após reclamarem de atrasos em pagamentos e de valores recebidos abaixo do esperado. 

Além disso, o IBGE também se deparou com recusas de parte da população em responder aos questionários.  

 

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Albuquerque - 04/05/2023 11:20:26. Última edição: 04/05/2023 11:20:26

Tags: Censo 2022

Leia também:

PF cumpre mandados contra CAC’s que não recadastraram armas

Prazo para recadastramento no Sistema Nacional de Armas terminou ontem. Segundo o ministro da Justiça, cerca de 10 mil armas não foram regularizadas no Sinarm.

Pesquisa: 85% das mulheres já sofreram discriminação no meio musical

Pesquisa: 85% das mulheres já sofreram discriminação no meio musical

Levantamento foi feito pela União Brasileira de Compositores entre 16 e 29 de março com 256 mulheres, incluindo autoras, cantoras, produtoras, intérpretes e profissionais da música no país.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi