Geral

Censo 2022: entenda como declarar a sua raça

Para o IBGE, a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela.

Em meio à coleta do Censo e diante de polêmicas envolvendo políticos, você sabe como autodeclarar a sua raça ou cor? Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça.

São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos. Os pretos são descendentes dos africanos e brancos dos europeus. Os pardos são frutos da miscigenação dessas etnias.

De acordo com a última PNAD Contínua divulgada em julho, 47% dos brasileiros se consideram pardos; 43%, brancos; 9,1%, pretos; e pouco menos de 1% amarelos ou indígenas.

Mas muita gente tem dúvida sobre isso. O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, professor José Vicente, sugere que a pessoa olhe a história da própria família.

Esses dados são coletados para definição de políticas públicas, como nas áreas de saúde e educação.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi - 23/09/2022 16:00:26. Última edição: 23/09/2022 16:00:26

Tags: Censo Raça Cor Preta Parda IBGE

Leia também:

São Paulo: imóvel que desabou e matou nove pessoas estava irregular

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, Léo Novais, disse hoje que o galpão que desabou, nessa terça-feira, dentro de uma empresa de contêineres da cidade estava

Início da primavera será marcado por chuva e frio em pontos do país

Árvores repletas de flores, temperatura amena e chuvinha para refrescar. Isso é o que todo mundo pensa quando se fala em primavera. Mas, parece que a chegada dessa estação neste ano não vai ser bem

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi