Segundo o levantamento, no estado de São Paulo foram contabilizados mais de 80 mil moradores de rua. Em todo o país, são mais de 206 mil pessoas em situação de rua.
O censo de rua do Polos de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais apontou crescimento na população de rua em São Paulo. Em fevereiro de 2023, o número chegou a mais de 52 mil pessoas. Em novembro de 2022, era pouco mais de 48 mil. No estado de São Paulo foram contabilizados mais de 80 mil moradores de rua.
De acordo com o coordenador do Polos, André Luíz Dias, o crescimento do número de moradores de rua não é necessariamente causado pelo aumento da pobreza. Ele lembra que no último trimestre de 2022 o governo anterior exigiu medidas para atualização do Cadúnico que gerou a exclusão sumária de 25 mil moradores de rua do cadastro.
Situação essa que começou a ser revertida esse ano com o novo governo federal, de acordo com o pesquisador, e que por isso está gerando esse aumento nos números de população de rua este ano. Em todo o país, são mais de 206 mil pessoas em situação de rua.
Outra questão apontada pelo pesquisador é que a base de dados do Cadúnico em São Paulo está extremamente desatualizada, o que na prática faz com que a cidade deixe de receber recursos federais para os programas de assistência social.
Procurado para comentar sobre a questão da desatualização no cadúnico, a prefeitura não respondeu até o fechamento.
A estimativa é de que a capital tenha pouco mais de 20 mil vagas em albergues e centros de acolhida disponíveis.
Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 05/04/2023 18:15:18. Última edição: 05/04/2023 18:15:18