Geral

Censo identifica 7.865 pessoas em situação de rua na cidade do Rio

Idade média das pessoas é de 31 anos

O Censo de População de Rua 2022 da Prefeitura do Rio de Janeiro identificou 7.865 pessoas em situação de rua na capital fluminense. Houve aumento de 8,5% em relação a 2020, quando foram contabilizadas 7.272 pessoas nessa condição.

Censo identifica 7.865 pessoas em situação de rua na cidade do Rio
© Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Em 2022, cerca de 80% do público-alvo eram pessoas que se encontravam na rua, enquanto 20% estavam em instituições. No primeiro grupo, 5.026 estavam na rua e 1.227 em cenas de uso de drogas. Entre todos os pesquisados, 17,4% têm residência fixa e 55% ainda mantêm contato com a família.

Quanto ao perfil, 82% são homens, 84% são autodeclarados pretos ou pardos, 11% não sabem ler ou escrever um bilhete simples, e 64% têm ensino fundamental incompleto. A idade média das pessoas em situação de rua é de 31 anos.

Entre as atividades mais comuns para obter renda, 57,7% catavam materiais recicláveis ou lixo e 20,7% vendiam produtos como ambulantes.

Segundo o levantamento, 43% disseram estar na rua por conflitos familiares, 22% por alcoolismo e/ou uso de drogas e 13% por desemprego ou perda de renda e 83% disseram ter feito uso de, pelo menos, uma droga.

O estudo foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Instituto Pereira Passos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022, quando foram percorridos 1.872 roteiros de rua e 57 cenas de uso de drogas.

“O Censo da População de Rua é o motor para que a Secretaria Municipal de Assistência Social possa aprimorar políticas públicas e trabalhar diretamente na redução de pessoas em vulnerabilidades. É importante pensar também que esta situação é fruto de um desequilíbrio social”, disse, em nota, o secretário de Assistência Social, Adilson Pires.

Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Fernando Fraga - 17/04/2023 11:05:24. Última edição: 17/04/2023 11:05:24

Tags: Rio De Janeiro Situação De Rua Vulnerabilidade Censo De População De Rua 2022 Droga Desemprego

Leia também:

Pesquisa identifica locais com maior risco de inundação

Pesquisa identifica locais com maior risco de inundação

Levantamento é pioneiro e foi feito com base em dados de São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo. Cidade foi escolhida por ter passado por eventos extremos de inundações.

Centro-Oeste: confira a previsão do tempo nesta segunda-feira (17)

Cuiabá, Mato Grosso, tem muitas nuvens, com chuva isolada. A temperatura varia de 24ºC a 33ºC. A umidade do ar registra de 40% a 85%.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi