Geral

Censo Yanomami: Forças Armadas ajudarão no transporte de pesquisadores

A operação vai envolver 40 pessoas, entre militares, recenseadores e supervisores do instituto de pesquisa. O trabalho tem previsão de começar em 6 de março e durar 20 dias.

As Forças Armadas vão ajudar o IBGE no transporte dos pesquisadores do Censo até a terra indígena Yanomami. A operação vai envolver 40 pessoas, entre militares, recenseadores e supervisores do instituto de pesquisa. O trabalho tem previsão de começar em 6 de março e durar 20 dias. 

A ação foi articulada em reunião entre o ministro da Defesa, José Múcio, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Segundo o Múcio, uma nova reunião com o presidente do IBGE vai acertar os detalhes da ação, que tem a participação de outros ministérios.

Um deles é o Ministério dos Povos Indígenas, que já tinha anunciado apoio ao Censo na semana passada. Uma reunião entre a pasta e o IBGE tratou do assunto. De acordo com nota do instituto, o presidente Cimar Azeredo apresentou o plano de coleta de dados. Segundo ele, o suporte dos militares vai permitir a conclusão do recenseamento da população na Terra Indígena Yanomami, em Roraima e Amazonas, e na Terra Indígena Waijãpi, no Amapá.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos/ Renata Batista - 15/02/2023 17:05:10. Última edição: 15/02/2023 17:05:10

Tags: Censo Yanomami

Leia também:

Justiça faz novo esclarecimento sobre o recadastramento de armas

Nota reforça que o recadastramento não se aplica às armas dos membros das Forças Armadas e Auxiliares e tampouco às forças policiais civis e federais, que já são cadastradas no Sinarm.

PF e Exército deflagram ação contra suposta venda ilegal de armas

PF e Exército deflagram ação contra suposta venda ilegal de armas

Eles fazem diligência em Nova Iguaçu e conferem regularidade ou não das vendas. O trabalho se estende também ao depósito de material bélico no estabelecimento comercial.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi