Geral

Cerca de 41 mil famílias foram despejadas desde o início da pandemia

Principal justificativa e a reintegração de posse da área ocupada

Cerca de 41 mil famílias foram despejadas de suas moradias no país desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020. Outras 218 mil estão sob ameaça de perder a casa, segundo o Mapeamento Nacional de Conflitos pela Terra e Moradia. O mapeamento é uma plataforma virtual organizada pela Campanha Despejo Zero que envolve oito organizações, como a ONG Habitat para a Humanidade Brasil e o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico.

A principal justificativa para os despejos é a reintegração de posse. Mais de 26,5 mil famílias foram despejadas com esse argumento e 88 mil estão ameaçadas.

O caso da Vânia Santos é um desses. Ela vivia com a família em uma ocupação em Brasília, quando foram retirados em 2021, após o Governo do Distrito Federal (GDF) pedir a reintegração de posse à Justiça. "A gente continua morando de auxilio aluguel, mas agora está atrasado de novo. eles não pagaram o de janeiro e a gente está sem receber. Minha situação hoje não está fácil".

A Secretaria de Desenvolvimento Social do DF negou que exista atraso no pagamento do auxílio. Segundo a pasta, o crédito referente a janeiro ocorrerá nos próximos dias.

O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e integrante da Campanha Despejo Zero, Rud Rafael, diz que esse cenário de despejos vem da falta de política de moradia. "Várias famílias não têm mais condição de pagar o aluguel. A gente tem um contexto de desmonte da politica habitacional, de desmonte de politica de acesso a terra aos produtores"

Os estados com maior número de despejos são: em primeiro lugar, São Paulo, seguido de Rio de Janeiro, Amazonas e Maranhão.

Cerca de 41 mil famílias foram despejadas desde o início da pandemia
© Tânia Rêgo / Agência Brasil

Ouça na Radioagência Nacional:


Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Aline Leal - 17/02/2023 20:35:18. Última edição: 17/02/2023 20:35:18

Tags: Habitação

Leia também:

Sebrae identifica falta de mão de obra no setor de TI do Rio

Estudo revelou que o principal gargalo dentro das empresas de Tecnologia da Informação está na área de marketing e gestão comercial.

Cidade do Rio tem recorde de calor nesta sexta-feira de carnaval

Cidade do Rio tem recorde de calor nesta sexta-feira de carnaval

Fim de semana deve ser marcado por chuvas possivelmente intensas na cidade. A prefeitura recomenda que os foliões que irão assistir aos desfiles das escolas de samba na noite de hoje levem capa de chuva.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi