Geral

Cerca de 70% dos idosos não se sentem seguros na internet, diz estudo

Medo de golpe e falta de familiaridade com a web são principais razões

Sete em cada dez idosos que usam a internet afirmam que não se sentem seguros no mundo digital. Os principais sentimentos citados pelas pessoas com 60 anos ou mais, quando estão lidando com redes sociais ou ferramentas digitais, é o medo e a insegurança.

Cerca de 70% dos idosos não se sentem seguros na internet, diz estudo
© Reprodução TV Brasil

Este é o caso do seu Waldemar Caetano, de 76 anos. O aposentado conta que começou a usar a internet há três anos, principalmente para fazer compras, mas que utiliza pouco outros serviços.

Apenas 10% dos entrevistados idosos afirmaram que se sentem totalmente seguros usando a internet.

Esses números são da pesquisa sobre a inclusão digital dos idosos realizada pelo IPESPE, que entrevistou 3 mil pessoas das cinco regiões do país, em um levantamento contratado pela Febraban, a Federação Brasileira de Bancos.

A gerente de pesquisas do IPESP, Roseane Xavier, explica que os principais motivos que afastam os idosos da internet são o medo de golpes e fraudes e a falta de familiaridade com o mundo digital.

Mesmo com as dificuldades apontadas, 9 em cada 10 idosos ouvidos pela pesquisa afirmam que aumentaram o uso da internet depois da pandemia.

Entre os principais serviços usados estão, em primeiro lugar, o acesso a redes sociais, seguido pelo uso de aplicativos, serviços bancários e assistir vídeos via plataformas de streaming.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília Atualizado em 24/09/2022 - 12:29 / Edição: Sheily Noleto / GT Passos - 25/09/2022 04:19:30. Última edição: 25/09/2022 04:19:30

Tags: Internet Idosos Fraudes

Leia também:

Embalagem igual para produtos de qualidades distintas é alvo do Procon

11 fabricantes são notificadas por vender alimentos industrializados com ingredientes diferentes, geralmente de qualidade inferior que barateiam produção, com roupagem praticamente igual à do artigo

Censo 2022: entenda como declarar a sua raça

Para o IBGE, a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi