Geral

Cerca de 80% do desmatamento no Cerrado de MT foi feito ilegalmente

Levantamento abrange período de agosto de 2021 a julho de 2022

Uma análise feita pelo Instituto Centro de Vida (ICV), com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostra que 80% do desmatamento do Cerrado em Mato Grosso foi realizado de forma ilegal entre agosto de 2021 e julho de 2022.

Cerca de 80% do desmatamento no Cerrado de MT foi feito ilegalmente
© Toninho Tavares/Agência Brasília

Conforme o levantamento, nesse período, o estado registrou 742 km² de desmatamento no bioma. Apesar de o número representar uma redução de pouco mais de 7% em relação ao período anterior, o que preocupa é a ilegalidade, explica a coordenadora do programa de Transparência Ambiental do ICV, Ana Paula Valdiones.

"A gente comparou os dados do Inpe com autorizações de desmatamento emitidas pelo órgão ambiental e pouco mais de 20% não tinha autorização. Foi um desmatamento ilegal", explicou.

De acordo com Ana Paula Valdiones, quase um quarto do desmatamento está concentrado em três municípios: Cocalinho, Ribeirão Cascalheira e Paranatinga.

"Isto demonstra que o desmatamento é concentrado e precisam de ações voltadas aos municípios prioritários ao combate ao desmatamento", explicou.

Segundo ela, a maior parte do desmatamento no Mato Grosso ocorre em áreas de Cadastro Ambiental Rural (CAR).

De acordo com a coordenadora do Instituto Centro de Vida, entre agosto de 2021 e julho de 2022, mais de 10,5 mil km² do Cerrado brasileiro foram desmatados. Um aumento de 25% em relação ao período anterior.

Para Ana Paula, a situação é preocupante já que o Cerrado é conhecido como caixa d’água do Brasil porque abriga nascentes de importantes rios do Pantanal, mas hoje esse bioma é o mais desprotegido em relação a outros, como a Amazônia, por exemplo.

O desmatamento do Cerrado acaba prejudicando a capacidade de manutenção hídrica da região com consequências negativas para a biodiversidade e para as pessoas.

Ouça na Radioagência

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves - 25/02/2023 15:10:07. Última edição: 25/02/2023 15:10:07

Tags: MT Desmatamento Cerrado Ilegalmente

Leia também:

Bloco Quizomba fecha o carnaval da Liga dos Amigos do Zé Pereira

Bloco Quizomba fecha o carnaval da Liga dos Amigos do Zé Pereira

O sol forte não afastou os milhares de foliões que seguiram o trio elétrico pelo bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, ao ritmo de canções de Tim Maia, Paralamas, Ivete Sangalo e Alceu Valença.

Lula faz exames em hospital de Brasília neste sábado

Presidente fez uma ressonância magnética no quadril, que estava programada para o acompanhamento dos exercícios de fisioterapia. Após exame, deslocou-se para o Palácio da Alvorada.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi