Geral

CGU pede abertura de ação contra servidor que atuou em ato terrorista

A CGU, Controladoria-Geral da União, enviou, nessa quarta-feira, um ofício aos ministérios com orientações para a devida apuração de casos envolvendo agentes públicos federais que tenham apoiado, facilitado ou participado das ações antidemocráticas.

A CGU, Controladoria-Geral da União, enviou, nessa quarta-feira, um ofício aos ministérios com orientações para a devida apuração de casos envolvendo agentes públicos federais que tenham apoiado, facilitado ou participado das ações antidemocráticas de invasão e de vandalismo ocorridas no domingo.

A medida vale para servidores e empregados públicos. De acordo com a CGU, se um servidor público tiver participado da depredação dos Três Poderes, pode responder por falta grave. E, por isso, pode ser alvo de apuração e punição disciplinar, por violar o dever de zelar pela conservação do patrimônio público e de manter conduta compatível com a moralidade administrativa.

A CGU orienta que, se for confirmado o apoio, facilitação ou participação de um agente público nos atos, a instituição onde ele trabalha deve instaurar um Processo Administrativo Disciplinar. O PAD pode levar a punições que vão de advertência à demissão por justa causa.

Quem conhecer servidores ou empregados públicos envolvidos nos atos de domingo pode denunciar por meio da plataforma Fala.BR, na internet. O endereço é falabr.cgu.gov.br. No campo assunto, a pessoa que fizer a denúncia deve escrever “Atos terroristas de 8 de janeiro”.

E, por falar nos prejuízos aos Poderes, a Polícia Federal encerrou nesta quarta-feira a perícia no palácio do Supremo Tribunal Federal. Os agentes coletaram impressões digitais, material genético, pegadas e outras provas para identificar como ocorreram e quem cometeu os crimes. O material será comparado com as informações dos mais de 1.600 detidos esta semana. Cerca de 50 peritos e papiloscopistas atuaram no local e o laudo completo deve ficar pronto em 30 dias.

Agência Brasil / Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde - 11/01/2023 20:40:03. Última edição: 11/01/2023 20:40:03

Tags: Atos Antidemocráticos Terrorismo Em Brasília

Leia também:

São Paulo tem início de ano mais frio desde 1965, aponta Inmet

São Paulo tem início de ano mais frio desde 1965, aponta Inmet

Média histórica é de temperatura máxima em torno de 27,9ºC, mas, nos primeiros 10 dias de janeiro, ficou em 23,9ºC, menor valor para o período desde 1965, quando foi de 23,8ºC.

Rio: Sine abre novo posto para atendimento da população

O posto do Sine, Sistema Nacional de Emprego, no Centro do Rio, reabriu esta semana depois de ficar fechado para obras por 20 dias.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi