Geral

Chile, 50 anos do golpe: a luta contra um passado mal resolvido

Há meio século, em 11 de setembro de 1973, as Forças Armadas lideradas pelo General Augusto Pinochet derrubaram o governo democrático e socialista de Salvador Allende em um golpe de Estado.

"Ni perdón, ni olvido!" O lema que quer dizer “nem perdão, nem esquecimento” ainda ecoa pelo Chile na busca por justiça contra os responsáveis pela ditadura militar. Há meio século, em 11 de setembro de 1973, as Forças Armadas lideradas pelo General Augusto Pinochet derrubaram o governo democrático e socialista de Salvador Allende em um golpe de Estado. Isso alinhou o Chile a outros países latino-americanos sob governos ditatoriais, como o Brasil desde 1964.

Chile, 50 anos do golpe: a luta contra um passado mal resolvido

Pinochet só sairia do poder em 1990. Deixando para trás cerca de 40 mil pessoas vítimas de algum tipo de abuso cometido pelo regime, incluindo torturas, assassinatos e desaparecimentos. Os principais afetados foram políticos de esquerda, líderes sindicais, militantes e simpatizantes de partidos socialistas.

Atualmente, as famílias seguem buscando os corpos dos 1.162 desaparecidos nesse período. E para marcar os 50 anos do golpe, o Chile planeja transformar o Plano Nacional de Busca da Verdade e Justiça em uma política pública permanente, como o compromisso do governo em buscar os desaparecidos e proporcionar reparação e acesso às informações obtidas durante as buscas para os familiares das vítimas.

No Chile também segue a luta pela mudança na Constituição do país, que ainda é a mesma do período Pinochet, mas a mudança encontra resistência da extrema-direita que vem ressurgindo no país. Para saber mais sobre o golpe militar no Chile, a Agência Brasil publicou uma série de reportagens especiais que mostram a resistência à ditadura através da arte e a necessidade de lidar de maneira firme com as consequências desse período sombrio. Para ler as reportagens, acesse agenciabrasil.ebc.br. 

Agência Brasil / Por Pollyane Marques - Repórter Radioagência Nacional - Brasília / Edição: Beatriz Arcoverde / Alessandra Esteves - 11/09/2023 16:55:05. Última edição: 11/09/2023 16:55:05

Tags: Chile Golpe 50 Anos Especial 50 Anos Do Golpe No Chile

Leia também:

Funcionário da Caixa é preso por fraudar benefícios do Bolsa Família

Funcionário da Caixa é preso por fraudar benefícios do Bolsa Família

Homem foi flagrado alterando dados de acesso e sacando valores de contas do programa social. Prisão foi realizada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos da PF.

Turistas brasileiros estão isentos de visto para visitar o Japão

Turistas brasileiros estão isentos de visto para visitar o Japão

Dispensa vale para quem ficar no país asiático por até 90 dias. O acordo entra em vigor no dia 30 de setembro, com duração até 2026.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi