Geral

Chuva forte coloca Recife em alerta máximo e suspende aulas

Alagamentos causam ocorrências em diversos pontos da cidade

A cidade do Recife entrou em estágio de alerta máximo nesta quarta-feira (24) em razão das fortes chuvas registradas. De acordo com o centro de operações local, os alagamentos causam ocorrências em diversos pontos, impactando a rotina da capital pernambucana. Nas últimas horas, o volume de chuva registrado chegou a 75,85 milímetros (mm), o equivalente a 23% da média histórica de todo o mês de maio, que é de 328,90 mm.

Chuva forte coloca Recife em alerta máximo e suspende aulas
© Prefeitura do Recife/Twitter

Equipes da prefeitura trabalham para amenizar impactos da chuva - Prefeitura do Recife/Twitter

“A previsão do tempo indica possibilidade de chuvas moderadas no Recife nas próximas 24 horas. As equipes municipais estão mobilizadas e monitorando a situação. As aulas foram suspensas na rede municipal de ensino e a população deve procurar sair de casa apenas em caso de necessidade”, destacou o centro, por meio de nota.

Abrigos

A prefeitura do Recife abriu cinco abrigos para acolher pessoas que precisem deixar suas casas provisoriamente. Os espaços recebem demandas espontâneas e encaminhamentos da Secretaria Executiva de Defesa Civil e estão situados nas seguintes áreas: CSU Bidu Krause - Avenida 11 de agosto SN; Escola Paulo Sexto VI - Rua Guaíra, 200, Linha do Tiro; Escola Diná de Oliveira - Rua São Mateus, s/n, Iputinga; Escola Célia Arraes - Rua José Noya, 117, Várzea; e Igreja Batista de Coqueiral - Rua Coripós, 91, Coqueiral.

Serviços

“Devido às fortes chuvas nesta quarta-feira, alguns serviços municipais oferecidos pela prefeitura do Recife tiveram atendimento presencial alterados”, informou a prefeitura. No Procon Recife, localizado no bairro da Boa Vista, não haverá expediente nos postos de atendimento do órgão localizados nos centros comunitários da Paz, os chamados Compaz (Ariano Suassuna, no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha;  Dom Helder, no Coque). As agências de emprego, escolas profissionalizantes e salas do empreendedor do Recife também não vão funcionar.

Museus e teatros estarão fechados nesta quarta-feira, “para evitar deslocamentos e garantir a segurança de funcionários e público”. Também foi cancelado, em razão das chuvas, o concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, que seria realizado na noite de hoje, a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel.

Defesa Civil

A Defesa Civil do Recife mantém plantão permanente e pode ser acionada pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas. A orientação é que moradores de áreas de risco fiquem atentos e acionem o órgão em caso de necessidade. “A população deve ficar atenta aos canais digitais da prefeitura do Recife, que estarão sempre atualizados sobre a situação”, destacou o órgão.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Juliana Andrade - 24/05/2023 15:20:13. Última edição: 24/05/2023 15:20:13

Tags: Chuvas Recife Pernambuco Defesa Civil

Leia também:

Rita Lee dará nome ao novo espaço do Parque Olímpico do Rio de Janeiro

Rita Lee dará nome ao novo espaço do Parque Olímpico do Rio de Janeiro

O Parque Rita Lee, por onde passaram atletas, torcedores, e que nos últimos anos recebeu a cidade do Rock In Rio, é uma área de 36 mil metros quadrados e vai ser transformado em um parque público natural.

Pesquisa revela que desmatamento ameaça Mata Atlântica

Pesquisa revela que desmatamento ameaça Mata Atlântica

Área desmatada em 2022 é a segunda maior dos últimos seis anos e está 76% acima do valor mais baixo anotado na série histórica, que foi de 11.399 hectares entre 2017 e 2018.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi